Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2005

    SECÇÃO: Destaque


    CDU: medidas para Saúde e Educação

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Os cabeças-de-lista à Câmara, à Assembleia Municipal e à Assembleia de Freguesia pela CDU, respectivamente Lino Soares, Sofia Freitas e Sónia Sousa, efectuaram hoje uma visita ao Centro de Saúde de Ermesinde, onde se inteiraram sobre a actual situação da área da saúde no concelho de Valongo e muito em particular de Ermesinde. Numa reunião com o director do Centro, Carlos Valente, os candidatos da coligação ficaram a saber que existem actualmente cerca de 13 000 ermesindenses sem médico de família, uma situação que consideram grave para uma cidade que não tem parado de crescer. Segundo informações colhidas pela CDU junto do director do CSE, a situação advém essencialmente da dificuldade em aceder aos concursos públicos e ao tempo que estes demoram a ficar concluídos. Na conferência de imprensa após a visita, os candidatos frisaram que esta escassez de corpos médicos é um problema que deve ser atribuído à administração central do Governo português e não tanto às autarquias. Por tudo isto, a criação de uma extensão do Centro de Saúde afigura-se como medida urgente, que, no entanto, irá acabar por não resolver totalmente a situação da falta de médicos de família. Isto porque, considera a CDU, a população de Alfena, que é abrangida por este Centro está a crescer a olhos vistos. A coligação propõe ainda a reestruturação e modernização dos actuais Centros de Saúde do concelho. Igualmente urgente seria a criação de um gabinete de apoio aos jovens em todas as unidades de saúde concelhias. Um espaço onde a juventude se possa informar correctamente sobre diversos temas, como por exemplo, o planeamento familiar, os riscos e prevenções sobre doenças infecto-contagiosas, entre outros assuntos, «apoio este que já vai sendo feito nas escolas, mas que urge ser realizado nos Centros de Saúde com a intervenção médica, pois ninguém melhor que os médicos para informarem os jovens.

    PROPOSTAS PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO

    Ontem, os candidatos da CDU estiveram de visita à Escola EB1/JI da Bela, em Ermesinde. Após o contacto com a comunidade escolar, apresentaram à comunicação social as suas linhas programáticas para a área da educação. Face ao acelerado crescimento demográfico que o concelho tem vindo a conhecer, detendo actualmente uma das maiores percentagens da população jovem da Área Metropolitana do Porto, a área da educação assume para a CDU uma importância central, devendo, por isso, constituir uma prioridade de intervenção dos órgãos autárquicos. Segundo a coligação, a intervenção autárquica deve visar a melhoria das condições de materiais de ensino e aprendizagem em todas as escolas do concelho, envolvendo toda a comunidade educativa, desde alunos, pais, pessoal docente e não docente, em todos os processos de decisão relativos ao funcionamento e à vida da rede educativa concelhia.

    «O actual processo de municipalização do ensino traz novos e importantes desafios às autarquias. Só elevando os níveis de qualidade, exigência e abrindo a escola à comunidade, tornando-a deste modo um espaço de democracia e participação, podemos contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens, assim como para o reforço da sua ligação ao concelho», defende a CDU. Em seguida, os candidatos apresentaram 12 medidas que consideram prioritárias para melhorar o sector da educação, começando por propor o alargarmento progressivo da rede de jardins--de-infância públicos, para deste modo abranger todas as crianças em idade de educação pré-escolar. A CDU bate-se também pela melhoria das condições dos equipamentos, da iluminação e do aquecimento dos jardins-de-infância e das escolas do 1º Ciclo, acrescidas ainda de um reforço do investimento em material didático, oferta dos materiais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do concelho. «Para nós é também fundamental para uma melhor educação a construção de uma ludoteca por freguesia e a existência de um computador com ligação à internet em cada sala de aula em todas as escolas do 1º Ciclo. Pensamos que deve haver igualmente um reforço de investimento nas bibliotecas escolares, designadamente através da criação de um sistema integrado de informação que permita a partilha de recursos e a troca de experiência».

    Para a CDU é ainda urgente a construção de uma escola EB 2,3 nas freguesias de Ermesinde e Valongo, de modo a fazer face à sobrelotação dos actuais estabelecimentos escolares. A organização anual de um fórum das escolas do concelho, que permita a troca de informação e experiências entre as diversas comunidades escolares, foi outro dos pontos propostos pela CDU.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].