Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Apresentação técnica (*)

    A nova central de valorização orgânica, com um valor global de investimento de 28,8 milhões de euros, iniciou a fase de testes e ensaios em Outubro de 2004. Esta unidade permite a recepção e tratamento de 60 000 toneladas de resíduos orgânicos biodegradáveis, anualmente, possibilitando uma produção de composto de cerca de 22 000 toneladas.

    Os resíduos biodegradáveis tratados na Central são integralmente provenientes de circuitos de recolha selectiva, estando a Lipor a desenvolver e a implementar progressivamente diversos projectos.

    Na Central de Valorização Orgânica realizam-se, sempre a partir de matéria orgânica recolhida selectivamente, quatro operações básicas:

    • Preparação da mistura a compostar;

    • Compostagem e maturação;

    • Afinação do composto;

    • Armazenamento, peletização e ensacagem.

    A central distribui-se por dois edifícios com autonomia funcional, mas articulados entre si:

    • Edifício Administrativo, onde se concentram todos os serviços administrativos e sociais, bem como um auditório e laboratório de apoio;

    • Edifício do tratamento mecânico, biológico, Maturação, Armazenagem e Ensacagem e uma Loja de Vendas.

    A nova central de valorização orgânica, instalação totalmente fechada, é constituída por uma zona de recepção de resíduos em plataforma rebaixada com piso arejado; o tratamento mecânico é constituído, genericamente por crivos, separadores magnéticos, interligados por tapetes transportadores. Um destroçador para resíduos verdes e equipamentos para retirada de pedras e elementos leves complementam o sistema.

    A zona de tratamento biológico é constituída por 18 túneis, sendo a fase de maturação realizada em pavilhão fechado e com piso arejado. O sistema de compostagem em túnel baseia-se na degradação da matéria orgânica em reservatórios fechados onde ocorre a decomposição microbiológica natural em condições aeróbias optimizadas e controladas, tornando o processo mais acelerado.

    O processo de afinação do produto inclui uma etapa de crivagem, separação magnética dos materiais ferrosos e separação balística.

    A zona de armazenagem é totalmente coberta e tem uma área de cerca de 6.700 m2. O acondicionamento do produto é feito em sacos e “big-bags”; estando prevista a produção de composto granulado (“pellets”).

    No interior da central, o caudal total de ar a desodorizar é de 410 000 Nm3/hora. O tratamento é feito mediante um processo de lavagem e biofiltração. O sistema de biofiltração instalado, confere uma elevada flexibilidade ao sistema de desodorização, uma vez que, para além de permitir obter elevados níveis de tratamento do ar contaminado, assegura uma grande capacidade de regulação e de intervenção, o que torna o sistema altamente fiável. Com este sistema de tratamento integral do ar em circulação no interior dos edifícios assegura-se, assim, a não emanação, para o exterior, de odores desagradáveis.

    A exaustão para o exterior dos gases tratados é feita por meio de 3 condutas verticais.

    O tratamento dos efluentes líquidos provenientes das zonas de apoio ao processo (refeitório, balneários, wc’s) é efectuado numa ETAR compacta (tratamento primário e secundário) que serve todo o pólo Lipor (Ermesinde/Baguim do Monte).

    Os efluentes líquidos gerados durante o processo de compostagem são reutilizados, após um tratamento prévio, evitando-se assim a sua descarga na rede de drenagem projectada para os restantes efluentes.

    A minimização do ruído e das vibrações estão totalmente asseguradas por variados sistemas de protecção ambiental.

    O funcionamento dos diversos equipamentos e instalações é totalmente automatizado, através do recurso a sistemas tecnológicos evoluídos, os quais são responsáveis pelo controlo e optimização de todos os parâmetros influentes no processo de compostagem, assim como das condições ambientais dentro da instalação.

    Um aspecto que importa também salientar prende-se com a integração arquitectónica e paisagística conseguida na envolvente interna e externa à LIPOR, com o recurso a edifícios de volumes variados e diferentes tipos de coberturas. A presença de amplos espaços ajardinados, um espelho de água e a escolha criteriosa dos materiais construtivos garantem uma qualidade superior a este projecto, pouco usual em edifícios de natureza mais industrial.

    QUALIDADE DO COMPOSTO

    Pelas suas características de composição, resultantes das matérias-primas utilizadas e das tecnologias utilizados no processo de compostagem, o novo correctivo orgânico é um composto de alta qualidade, vocacionado para ser utilizado em culturas hortícolas, floricultura, jardinagem e fruticultura.

    O composto será apresentado sob a forma tradicional (polvorento) ou em grânulos, adaptado às novas realidades do seu mercado.

    * Informação da Lipor

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].