Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2005

    SECÇÃO: Tecnologias


    Software livre alternativo

    JEM MATZAN/"LINUX FORGE"

    Por algum tempo, pareceu que a comunidade do software livre estava a marcar passo desenvolvendo ferramentas de configuração e suporte de aparelhos, lutando contra ridículas barreiras legais e discutindo acerca de ferramentas, em vez de se concentrar no seu propósito inicial, que era providenciar substituições livres de programas proprietários. Mas calmamente, nos bastidores, começou a aparecer um grande número de importantes programas que acabaram por trazer as funcionalidades dos programas proprietários ao software livre. Aqui estão oito desses programas de software livre, que podem muito bem alterar a balança do poder entre o Windows e o GNU/Linux, substituindo o software proprietário por programas de código aberto.

    FLASH4LINUX/SWF WRITER FOR LINUX

    O ambiente de desenvolvimento Flash da Macromedia pode ser usado para criar quase tudo, desde simples animações até botões e extensões web ou sites completos. O Flash é responsável por uma grande percentagem dos mais irritantes anúncios publicitários na web, mas é também usado para criar tutoriais interactivos, tendo ultimamente começado a fazer o seu caminho no software utilizado em aparelhos portáteis.

    A Macromedia não tem produzido ferramentas senão para as plataformas Windows e Mac OS X. Agora, Flash4Linux vem ajudar colmatando, por intermédio do software livre, a ausência do ambiente de desenvolvimento Flash da Macromedia para o sistema operativo Linux. Trata-se, pelo menos, de permitir criar, à maneira do Flash, animações SWF no ambiemte GNU/Linux.

    O projecto está agora em processo de alterar o seu nome para evitar usar uma designação sob copyright ou trademark.

    (...)

    INKSCAPE

    Outro produto da suite Macromedia Studio é o Freehand, um programa de desenho vectorial semelhante ao Adobe Illustrator ou ao Corel Draw. Agora, no ambiente Linux, existe o Inkscape, que tem um interface similar ao daqueles três programas. Em termos de funcionalidade, faz a maior parte das mesmas coisas que aqueles três programas proprietários fazem, embora o utilizador tenha que tentar por si mesmo para ver se ele corresponde às suas necessidades específicas. Uma coisa que o Inkscape não faz é publicar para HTML; é estritamente W3C compatível com um editor SVG, e por norma, salva ficheiros naquele formato aberto. Estes ficheiros podem ser vistos em qualquer web browser que respeite o standard W3C SVG.

    NVU

    Antes de deixarmos o tema da Macromedia e do desenvolvimento Web, temos que mencionar a popularidade do "what you see is what you get" (o que vês, é o que obténs, WYSIWYG) das ferramentas de web design tais como Macromedia Dreamweaver, Microsoft FrontPage e Adobe GoLive. Estes programas permitem criar um web site completo mesmo sem nunca se ter olhado para uma simples linha de código HTML. Nenhum deles, contudo, cria código HTML "limpo" (e não serão compatíveis W3C), e é preciso saber muito sobre web design para os usar com a máxima eficiência, embora não seja preciso ter um conhecimento profundo para se poder criar um web site atractivo – mesmo sem aprender HTML e CSS.

    Agora, usando o código do projecto Mozilla Composer, a Linspire estabeleceu o projecto Nvu, como uma substituição de software livre para os programas proprietários WYSIWYG de edição web. O Nvu está ainda na sua infância e ainda não tem o poder e flexibilidade dos seus competidores, mas oferece bastantes funcionalidades para satisfazer aqueles que querem mudar para o GNU//Linux mas necessitam de uma boa ferramenta WYSIWYG de web design.

    Com certeza que os utilizadores podem sempre aprender HTML e criar páginas web “à mão”, usando Bluefish ou Quanta. Esta aproximação à criação de páginas web é mais lenta e menos produtiva ao princípio, mas depois de uma semana ou duas, os utilizadores podem não querer voltar às recuadas ferramentas WYSIWYG de web design.

    EVOLUTION

    Durante anos, muitos utilizadores do Windows (especialmente aqueles envolvidos em actividades de escritório) acharam que um programa sem o qual não poderiam viver era Microsoft Outlook. O seu concorrente Corel tacitamente deu-lhes razão ao remover o seu programa de e-mail e de organização pessoal (personal information manager - PIM) da sua última versão da suite WordPerfect Office, e dando maior apoio ao Outlook. No GNU/Linux, o Novell Evolution é uma substituição muito válida ao Outlook. Gere e-mail, calendário e agenda, contactos, e uma lista de tarefas, e o seu interface faz lembrar o do Microsoft Outlook 2002. E não precisa de um detector de vírus com o Evolution, porque o GNU/Linux não tem a espécie de vírus de utilizadores finais que o Windows tem. O Evolution não bloqueia os anexos por norma, porque não precisa disso – os cavalos de tróia do Windows não funconam no GNU/Linux.

    FIREFOX

    Agora, quase toda a gente com um computador já deve ter ouvido falar do browser Mozilla Firefox. Se não, qualquer internauta ficará satisfeito por saber que é uma alternativa completa ao Internet Explorer. A interface e funcionalidades são as mesmas, excepto que o Firefox tem muito mais funcionalidades adicionais que faltam ao IE: navegação por abas, uma arquitectura mais segura, bloqueio de anúncios popup, um motor de temas que pode usar-se para alterar a sua aparência e uma arquitectura extensível, que lhe permite acrescentar uma infinidade de funcionalidades à vontade do utilizador. Mesmo se o Firefox está instalado no seu computador, é difícil escapar ao aperto do Internet Explorer se estiver a usar o Windows. Embora não possa ser removido por completo, ele pode ser substituído com alguns minutos de trabalho.

    K3B

    O Windows não contém uma aplicação completa de gravação de CD's. Assim, para gravar CDs e DVDs (especialmente para efeitos de backup, é preciso recorrer a programas de terceiros. Nero e Roxio Easy CD Creator são dois dos mais populares programas de gravação de CDs, mas até recentemente nenhum deles estava disponível para GNU//Linux. O Nero tem agora uma versão Linux, mas não parece ser tão boa como o programa de licença GPL K3b. O K3b, que é incluído em quase todas as distribuições GNU/Linux como standard de gravação de CD/DV, é fácil de usar e permite escrever oito formatos diferentes para CDs e DVDs.

    OPENOFFICE.ORG

    O OpenOffice.org oferece as mesmas funcionalidades básicas em programas de escritório que as pessoas esperam de uma office suite – processamento de texto, folha de cálculo, programa de apresentação, programa de gráficos bitmap e base de dados. Com a (prestes a sair) versão 2.0, o OpenOffice.org será suficientemente completo para constituir uma alternativa absoluta às office suites proprietárias. O OpenOffice.org não inclui um programa PIM como o Outlook, mas vai de encontro à grande maioria das necessidades das pessoas nas áreas que suporta.

    ...E MAIS?

    E que fazer se necessita de uma funcionalidade que uma alternativa de software livre não tem? Bom, por poucos euros, pode sempre adquirir o CrossOver Office, que lhe permite usar os programas mais populares do Windows no GNU/Linux. Praticamente todos os programas proprietários mencionados acima funcionarão bem com o acessível CrossOver. Se necessita de mais, actualmente já pode ter uma versão completa do Windows dentro do ambiente GNU/Linux, através da aquisição de VMware ou Win4Lin. Infelizmente precisará de uma licença válida do Windows 98, 2000, ou XP para correr o Windows legalmente com estes dois programas. Além do mais, CrossOver Office, VMware e Win4Lin são todos objecto de licença proprietária.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].