Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2005

    SECÇÃO: Desporto


    FOTOS: PAD
    FOTOS: PAD

    Ciclista da Casactiva/Quinta das Arcas/U. C. Sobrado assume a liderança do Troféu RTP 2005

    O ciclista Gilberto Sampaio, da equipa Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado, tornou-se no passado dia 21 de Agosto o novo líder do Troféu RTP 2005.

    A liderança na prova surgiu depois de o corredor do conjunto sobradense ter alcançado o terceiro lugar no 5º Prémio de Mortágua, o que lhe permitiu trocar de posição com António Jesus, da equipa Vulcal/Crédito Agrícola, o anterior comandante desta competição. Gilberto Sampaio soma agora 235 pontos, contra os 200 do seu mais directo perseguidor, precisamente António Jesus.

    Isto, quando falta apenas uma prova para o final deste Trofeú RTP 2005, a do 2º Grande Prémio Crédito Agrícola, no Pombal, a ser realizada no próximo dia 4 de Setembro.

    Gilberto Sampaio deu um “passo de gigante” para vencer a edição de 2005 do Troféu RTP, depois de ter conquistado o terceiro lugar no 5º Prémio de Mortágua, facto este que lhe valeu ser o novo líder desta competição destinada ao escalão de sub-23. Para atingir esse feito, o ciclista sobradense precisará de se classificar num dos três primeiros lugares da próxima, e última, prova deste Troféu RTP 2005, aquela que se irá disputar no Pombal, no dia 4 de Setembro. Não se espera tarefa fácil, como fez questão de frisar o director desportivo do conjunto de Sobrado, José Barros, mas sonhar nunca fez mal a ninguém, além do que o novo camisola amarela é um dos melhores ciclistas do actual pelotão nacional de sub-23, como já ficou provado em corridas anteriores, o que o torna num dos principais candidatos à vitória final.

    Em relação ao que se passou na corrida do 5º Prémio de Mortágua, onde já referimos que Gilberto Sampaio conquistou a terceira posição, há que dizer que o primeiro lugar sorriu ao ciclista da equipa do Águias de Alpiarça/Vitalis, Fábio Cera. Uma prova disputada em circuito fechado, num total de 10 voltas, com os ciclistas a percorrerem 126 km. Corrida esta onde mais uma vez a equipa da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado se destacou, pois marcou sempre presença nas principais fugas, tendo chegado mesmo a controlar as operações quando faltavam quatro voltas para o final. No entanto, este controlo seria anulado já perto do término da corrida, tendo o primeiro lugar sido conquistado, como já vimos, por Fábio Cera, seguido de Filipe Cardoso, da equipa S. João de Ver/Eleclerc, e com Gilberto Sampaio a fechar o pódio. Visivelmente satisfeito com este resultado estava o director desportivo sobradense, José Barros, que no início desta prova tinha traçado como principal objectivo melhorar a classificação geral de Gilberto Sampaio neste Troféu RTP 2005. «Objectivo este que foi duplamente bem cumprido, uma vez que o Gilberto não só melhorou a sua classificação como também arrebatou a camisola amarela da competição. Vamos fazer todos os possíveis para manter esta camisola na nossa equipa, isto quando apenas falta uma prova para acabar este Troféu RTP. Sabemos que vai ser uma tarefa extremamente difícil, já que a concorrência está muito forte, além de que a etapa vai ser muito dura, e onde qualquer um dos actuais oito primeiros classificados pode ganhar esta competição, uma vez que a diferença que os separa não é muito grande, e não nos podemos esquecer de que uma vitória numa prova vale 90 pontos. No entanto, volto a dizer que vamos fazer de tudo para que o Gilberto possa ser o grande vencedor do Troféu RTP 2005».

    PARTICIPAÇÃO NA VOLTA A PORTUGAL

    DO FUTURO FOI SATISFATÓRIA

    A prova realizada em Mortágua foi a primeira após a participação da equipa de Sobrado na Volta a Portugal do Futuro, que decorreu entre os passados dias 31 de Julho e 4 de Agosto. Uma competição que, segundo José Barros, correu bastante bem à sua equipa, pese embora não tenha alcançado aquele que foi à partida o grande objectivo da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado, ou seja, vencer a Volta a Portugal do Futuro. «Apesar de não termos vencido a prova, estou muito contente com a prestação da minha equipa, que em termos individuais conseguiu colocar dois ciclistas ente os dez primeiros da classificação final. Além disso vencemos duas etapas em cinco possíveis. Por tudo isto, posso dizer que a nossa participação foi satisfatória». Refira-se que as duas vitórias obtidas pela equipa de Sobrado nesta 13ª edição da Volta a Portugal do Futuro pertenceram a Bruno Pinto e Manuel Cardoso, que venceram, respectivamente, a segunda e a quarta etapa. Na classificação final há então a destacar, como José Barros referiu, a presença de dois corredores da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado entre os dez primeiros corredores, sendo eles Bruno Pinto, que se classificou em sexto lugar, e de Gilberto Sampaio, que concluíu a prova na décima posição.

    MANUEL CARDOSO DE PARTIDA PARA

    O CARVALHELHOS/BOAVISTA

    Quem também tem motivos para estar contente é outro dos grandes nomes da equipa de Sobrado da presente temporada, mais concretamente Manuel Cardoso. Isto, porque no próximo ano o jovem ciclista vai vestir as cores de uma das melhores equipas do pelotão velocipédico português a nível profissional, o Carvalhelhos//Boavista. Um salto que deixa José Barros bastante orgulhoso, tendo referido ainda não ter dúvidas de que se Manuel Cardoso continuar a trabalhar da maneira como até aqui tem feito, será num futuro próximo um dos grandes nomes do ciclismo nacional. Segundo Barros, também Gilberto Sampaio, e Rui Andrade poderão estar de saída, pese embora ainda não haja nenhuma confirmação oficial para este facto.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].