Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-07-2005

    SECÇÃO: Local


    CALAMIDADE EM VALONGO

    Foto Arquivo
    Foto Arquivo

    Cinzas escureceram o céu em todo o concelho

    Todo o concelho de Valongo passou dias de aflição durante esta primeira quinzena do mês de Julho. As altas temperaturas que se fizeram sentir, a rondar os 38, quase 40 graus Celsius nalguns dias, foram propícias ao atear de pavorosos incêndios, que se multiplicaram, sendo visíveis no horizonte, em dias sucessivos, várias colunas de fumo. As sirenes dos bombeiros tocaram sem descanso, não deixando descansar os Voluntários de Ermesinde e de Valongo, a quem aqui prestamos a nossa homenagem.

    As piores situações terão ocorrido nos dias 8 e 9 de Julho, com os moradores do bairro da Serra Amarela em Alfena, a correr muito perigo, pois as chamas lavraram o mato seco em volta e ameaçaram as casas. As chamas chegaram a consumir uma habitação devoluta em Folgosa da Maia, enquanto decorriam vários outros incêndios consecutivos no concelho de Valongo. Num deles, em Alfena, foi detido, na madrugada do dia 9, por populares, e posteriormente entregue à polícia, um indivíduo que tinha na sua posse vários bidões da gasolina e que se tornou suspeito de poder estar na origem de vários fogos ocorridos naquela freguesia na manhã do dia anterior, e que tinham posto também em perigo várias habitações.

    Além dos Bombeiros de Ermesinde e Valongo, estiveram presentes corporações da Aguda, Vila das Aves e Póvoa do Varzim. Recorde-se que, fora do concelho, em Gondomar, o fogo isolou milhares de campistas e que todo o distrito do Porto viveu dias de alerta máximo relativo aos fogos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].