Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-07-2005

    SECÇÃO: Local


    Fotos Rotary Club Ermesinde
    Fotos Rotary Club Ermesinde
    VIDA ROTÁRIA NA CIDADE DE ERMESINDE

    José Neves passa o testemunho a José Serdoura

    Decorreu recentemente a cerimónia anual de transmissão de tarefas do Rotary Club de Ermesinde. Chegado ao fim o ano rotário foi altura de fazer rodar a equipa dirigente. José Neves, o presidente do Conselho Director passou agora as suas funções a José Serdoura. Como é de norma nos clubes rotários, continua, todavia, ligado ainda, como vogal ao novo Conselho. Na cerimónia estiveram presentes Maria Trindade Vale, em representação da Câmara Municipal (CMV) e o presidente da Junta de Freguesia (JFE) Casimiro Gonçalves. Entre as personalidades presentes figurava também Henrique Queirós Rodrigues, presidente da Direcção do Centro Social de Ermesinde (CSE), instituição com a qual os rotários têm tido colaboração intensa.

    No decurso da cerimónia, o presidente cessante, José Neves, e o novo presidente do Conselho Director, José Serdoura, usaram da palavra para realizar os habituais discursos de despedida e boas-vindas e de tomada de posse.

    DISCURSO DE BOAS-VINDAS

    JOSÉ NEVES

    Agradeço a presença de todos neste momento festivo da vida de um clube rotário que é a transmissão de tarefas.

    Parece que foi há poucos dias que, neste mesmo local, iniciei a presidência do nosso Clube Rotário, mas já passou um ano e chega a altura de avançar mais um dente nesta roda que simboliza o nosso movimento, transmitindo a tarefa ao companheiro seguinte, o José Serdoura.

    Foi gratificante ter tido o privilégio de ser presidente do Rotary Club de Ermesinde neste ano das comemorações do primeiro centenário do movimento e ter tido a possibilidade de participar nos momentos mais significativos dessas comemorações, em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos, na missa, no Centro de Congressos do Estoril, na sessão solene presidida pelo Exmo. Sr. Presidente da República e no jantar comemorativo que reuniu cerca de 2 500 rotários.

    Realizámos uma parte importante daquilo que a que nos tínhamos proposto, mas com um pouco mais de esforço da minha parte e uma vida profissional menos absorvente, e outras realizações se poderiam ter concretizado! Por aquilo que poderia ter feito e não fiz, apresento-lhes as minhas desculpas.

    Julgo ser oportuno, porém, fazer um balanço das nossas realizações no presente ano rotário e de que evidencio as seguintes:

    Demos continuidade ao projecto de um (dois) professores para Timor, com a colaboração do Centro Social de Ermesinde. Doámos duas cadeiras-de-rodas a um grupo de jovens da Paróquia para a Associação dos Amigos de Raoul Follereau.

    Oferecemos 1 050 euros à Junta de Freguesia de Ermesinde para a reconstrução do telhado duma habitação de pessoas muito carenciadas da nossa cidade.

    Promovemos o Sarau para a angariação de fundos, de modo a podermos entregar, hoje, ao Centro Social de Ermesinde, mais seis cadeiras-de-rodas, ampliando assim o seu número para 17 e 4 camas articuladas.

    Contribuímos para a Governadoria, a fim de dar o “empurrão” final à campanha Polio Plus, através da venda de 40 bilhetes para o sorteio dum quadro.

    Realizámos oito palestras sobre temas profissionais, internacionais, saúde e outros, que foram efectuadas por pessoas de reconhecida competência.

    Homenageámos um profissional da nossa terra na pessoa do Sr. António Tavares Carneiro.

    Homenageámos a melhor aluna da Escola Secundária de Ermesinde. (...)

    Atribuímos um Titulo Paul Harris de Rotary Foundation ao companheiro Eduardo Dias da Silva, há instantes. Estivemos representados na Conferência e na Assembleia Distrital. Mantivemos o Boletim do Clube. No que respeita ao companheirismo: Fizemos o magusto; Realizámos a Festa de Natal; Realizámos o nosso passeio anual ao Gerês; Realizámos a visita anual ao Rotary Club de Lisboa Olivais, a quem oferecemos 10 cobertores para uma acção conjunta que este clube mantém com a Câmara Municipal de Lisboa, de ajuda aos sem-abrigo. Realizámos uma reunião conjunta com o Rotary Club de Castelo de Paiva para visitar a estação de tratamento de água naquele vila. Realizámos o PicNic.

    E aqui, meus caros companheiros, permitam-me realçar a elevada participação dos companheiros e das esposas, que sempre tivemos, em todas estas realizações.

    E por falar em elevada participação, podemos dizer que o nosso clube está de parabéns, pois no último mês estávamos em segundo lugar, no Distrito, em termos de frequência, apesar de alguns, poucos, dos nossos companheiros, por razões profissionais, não terem podido comparecer a muitas reuniões como por certo seria seu desejo.

    Não posso terminar sem dirigir uma palavra de incentivo para com o Companheiro José Serdoura, que daqui a instantes já estará aqui. O maior sucesso para ele e para o seu Conselho Director, pois isso será um sucesso, também, do Clube. Por último agradeço reconhecido a todos os companheiros pela colaboração que sempre me deram, ao meu Conselho Director, que ao longo deste ano trabalhou comigo mais de perto, pois sem o seu apoio e dedicação não teria sido possível concretizar o que fizemos, e mesmo por último, mas não menos importante, permitam-me, que publicamente, inclua aqui, também, a minha mulher, pelo que me ajudou ao longo deste ano. Obrigado!

    DISCURSO DE TOMADA DE POSSE

    foto
    JOSÉ SERDOURA

    Caros companheiros

    Ao assumir a Presidência do Rotary Club de Ermesinde, quero mostrar o meu reconhecimento a todos os presidentes que me antecederam, pelo trabalho desenvolvido em favor da comunidade. Ao homenagear todos os Presidentes estou a homenagear também todos os Conselhos Directores e todos os Rotários pois, nos tempos que correm, não é fácil encontrar pessoas que, sem receberem nada em troca, coloquem o seu tempo, os seus saberes e até os seus recursos ao serviço da comunidade. “Dar de si antes de pensar em si” é o lema que nos vai acompanhar ao longo deste ano rotário, e este é um lema bastante feliz, pois traduz fielmente o que é ser rotário.

    Passo agora a apresentar a equipa que me acompanhará na Direcção do clube durante este ano rotário.

    • Vice-Presidente: Vicente Gonçalves; • Secretário: Jorge Rebelo; • Tesoureiro: Manuel Pires; • Protocolo: Henrique Martins; • Presidente da Avenida dos Serviços Internos: José Castro; • Presidente da Avenida dos Serviços à Comunidade: João Morgado; • Presidente da Avenida dos Serviços Profissionais: João Bastos; • Presidente da Avenida dos Serviços Internacionais: José Pires; • Vogal: José Neves.

    É um Conselho Director baseado no princípio da continuidade, que resulta da avaliação muito positiva que faço do último Conselho Director, nele integrando um elemento recém-chegado ao clube, o companheiro João Bastos.

    Porém, o clube não se esgota, longe disso, no seu Conselho Director, pois todos os elementos do Rotary Club de Ermesinde serão chamados e convocados para as mais diversas tarefas, onde todos seremos poucos.

    Iremos centrar as nossas atenções na comunidade local, nomeadamente no Centro Social de Ermesinde e na Escola Secundária de Ermesinde, estando abertos a colaborar com outras Instituições da cidade que para tal nos solicitem. Procuraremos ir ao encontro dos Ermesindenses, tornando visível a nossa acção na comunidade, assim como estaremos abertos à entrada de novos membros no nosso clube, pois só assim o clube se fortalece e renova. Cumpriremos com os nossos compromissos nacionais e internacionais.

    Manteremos as nossas boas relações com o Rotary Club de Olivais e faremos démarches no sentido de incrementar a nossa parceria com o clube francês de Brive La Gaillarde. A nível interno, e como é nossa tradição, apostaremos em todas as acções que promovam e fortaleçam o companheirismo, seja nas nossas reuniões semanais, seja nas acções realizadas com tal propósito (magusto, ceia de Natal, passeio do clube e piquenique).

    Apelo à boa vontade de todos os elementos do clube no sentido de colaborarem e estarem disponíveis para que este ano rotário seja produtivo e conseguido.

    O clube engrandece-se, os sócios realizam-se e a cidade agradece.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].