Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-07-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Fernando Melo lançou a recandidatura à presidência da Câmara de Valongo

    Em tarde abrasada pelo sol, e com o fumo dos fogos a ensombrar o horizonte, o PSD fez o lançamento da recandidatura de Fernando Melo à presidência da Câmara Municipal de Valongo. O evento decorreu na tarde do passado sábado, dia 9 de Julho, na parte superior do parque que leva o seu nome (Parque Urbano Dr. Fernando Melo) enquanto em baixo, junto ao Fórum Cultural de Ermesinde, decorria a Feira do Livro do Concelho de Valongo. Muito público e simpatizantes presentes, como se aguardava, dobrando idêntico arranque da campanha de Maria José Azevedo na Praça da Estação, quinze dias antes, mas sem que daqui se possa retirar qualquer ilação. Bem visível a presença da oposição interna do PSD, maioritária no concelho, que trouxe como cabeças de cartaz, para apoiar a candidatura de Fernando Melo, o próprio Luís Filipe Menezes em pessoa e Marco António, o líder distrital.

    FOTOS MANUEL VALDREZ
    FOTOS MANUEL VALDREZ
    Fernando Melo apresentou-se em Ermesinde, no lançamento de nova recandidatura à Câmara de Valongo, usando como trunfo as realizações dos anteriores mandatos e as suas glórias. Apontou também algumas obras em curso, que esperava ver concluídas no próximo mandato. Entre elas, o (candidato a) presidente da Câmara apontou a conclusão do Edifício Dr. Faria Sampaio.

    Melo chamou a atenção para a atribuição do Prémio de Excelência Autárquica 2004, o Prémio Geoconservação 2005 e, sobretudo, o 2º Prémio GreenDays 2003, atribuído pela Comissão Europeia, sublinhando a importância do galardão, já que o primeiro prémio tinha sido atribuído ao Governo Regional da Andaluzia e o terceiro ao Governo grego.

    Referiu também a instalação de zonas industriais em Alfena, Campo e Sobrado, a instalação do Centro Veterinário de Valongo («um dos melhores do país»), e terminou, anunciando uma «novidade não agradável», a não instalação, por motivos de «baixa política», e veto governativo, do Curso de Gestão Hoteleira no concelho, que foi entretanto substituído por Vila do Conde, mesmo se este município «não tem as instalações necessárias à sua instalação».

    O actual presidente da Câmara afirmou mesmo que se tratava de uma manobra para impedir que, até às eleições, não fosse possível ao município de Valongo comemorar a instalação da escola.

    Fernando Melo prometeu, contudo, lutar pela implantação do Curso de Gestão Hoteleira no concelho, não se conformando com a decisão da tutela política.

    Prometeu ainda um novo edifício dos Paços do Concelho, uma avenida a ligar Ermesinde a Valongo, a chegada do Metro ao concelho, melhores transportes públicos, com aumento das carreiras da STCP, a colocação de barreiras acústicas por parte da Brisa, o novo Palácio da Justiça, o novo Centro de Saúde de Ermesinde e um outro para Campo.

    foto
    E terminou a apresentação deste “programa” apontando a luta contra a tuberculose no concelho e uma política de emprego.

    Apoios

    O ciclista Nuno Ribeiro, já vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta foi anunciado como mandatário da lista para a Câmara. E os nomes de Esteves Monteiro e Irene Lino igualmente como mandatários das candidaturas à Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de Ermesinde. Miguel Santos será o director de campanha de Fernando Melo, a quem também irá acompanhar na equipa de vereadores.

    Marco António, o líder da Distrital social-democrata usou da palavra no evento para prestar homenagem ao trabalho de Fernando Melo, pela sua “abnegação” e luta em prol dos interesses do município.

    Mário Duarte, presidente da Concelhia social-democrata, que também usou da palavra, acusou a candidata socialista Maria José Azevedo de, sem nada de sério e substancial a propor, ter começado a fazer propostas “ocas” e “absurdas”.

    Usou também da palavra o anunciado director de campanha, Miguel Santos, que foi, aliás o primeiro orador, o qual inaugurou as farpas à candidatura de Maria José Azevedo, que teria entrado sem força na campanha, sem nada conhecer do concelho e de, em breve, sair daqui sem nada ter ainda ficado a conhecer.

    As listas

    O PSD viu, entretanto aprovada pela Comissão Política Distrital a lista concorrente à Câmara Municipal de Valongo, a qual renova praticamente de alto a baixo a sua composição, relativamente à do mandato anterior. Os únicos nomes que se mantêm são os do próprio Fernando Melo e de José Luís Pinto.

    Assim, a lista será constituída por:

    1. Fernando Melo;

    2. João Queirós;

    3. Miguel Santos;

    4. José Luís Pinto;

    5. Mário Duarte;

    6. Eunice Neves;

    7. Carlos Mota;

    8. Rui Marques;

    9. Mafalda Ferreira.

    Ao que se sabe, tanto João Queirós como Miguel Santos serão próximos de Marco António, e marcarão bem o alinhamento da Câmara com as posições da oposição interna do PSD, liderada por Luís Filipe Menezes.

    Mário Duarte, líder da Concelhia social-democrata revelou também a “A Voz de Ermesinde” que a Comissão Política Distrital do partido não só aprovou todas as propostas de candidatura da Concelhia, mas também, a partir de agora, a autonomia das Concelhias social-democratas no que diz respeito à elaboração de listas.

    Assim, podem já apontar-se (confirmar-se) como candidatos às presidências de Junta do concelho por parte do PSD:

    Alfena: – Guilherme Roque;

    Campo: – Hélio Rebelo;

    Ermesinde: – Artur Pais;

    Sobrado: – António Monteiro;

    Valongo: – José Augusto.

    Neste momento o PSD aguarda a confirmação final do acordo eleitoral com o PP que, a confirmar-se (o contrário seria bastante inesperado), dará de novo a presidência da Assembleia Municipal a Campos Cunha, do PP.

    O primeiro nome da lista comum apontado pelo PSD seria então Olívio Cruz.

    Mário Duarte indicou ainda que todo o processo decorreu com a maior normalidade e acordo, à excepção de Alfena, estando agora a Concelhia a aguardar qualquer eventual posição do Núcleo.

    Em Alfena, a Concelhia estará já a trabalhar com Guilherme Roque e os militantes que apoiam a sua recandidatura.

    Quanto a esta situação em Alfena, Mário Duarte avisa que todos os militantes social-democratas que apoiem outras candidaturas estarão sujeitos a sanções, aliás previstas nos regulamentos do partido.

    «Vamos lá a ver como é que os militantes se comportam, estamos a aguardar», declarou o presidente da Concelhia de Valongo do PSD.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].