ESCUTISMO - FRATERNIDADE DE NUNO ÁLVARES
Taça Itinerante segue para Campanhã
A "Taça Itinerante" foi instituída pelo Associado da Fraternidade de Nuno Álvares e antigo dirigente do Corpo Nacional de Escutas, Dâmaso Pinheiro, denominado "Falcão X" e é disputada anualmente pelos Núcleos inscritos na Direcção Regional do Porto da Fraternidade de Nuno Álvares. As actividades que servem para a sua conquista são organizadas pelos núcleos e dentro de uma perspectiva escutista.
|
Fotos JM |
O Núcleo vencedor de cada competição anual leva a Taça para a sua sede, colocando uma placa alusiva à sua conquista. O Núcleo de Ermesinde foi o vencedor no ano de 2004 e por isso foi este ano o organizador da "Festa Escutista".
A "Festa Escutista" consistiu na representação, pelos vários núcleos participantes, de uma peça de teatro e de uma canção, com animação a cargo dos elementos do Núcleo da nossa cidade. Realizou-se na tarde do passado dia 14 de Maio, no salão de festas do Centro Social de Ermesinde, e teve a participação dos Núcleos de Alfena, Burgães, Campanhã, Grijó, Rebordões e Valbom, para além de outros que se fizeram representar como assistentes.
Foi mesmo uma "Festa", onde a imaginação e a criatividade surgiram de forma fácil e alegre nas seis canções e seis peças de teatro representadas, mostrando que o espírito escutista ainda está presente em todos, o que fez recordar os tempos em que como elementos do CNE conviviam nas suas actividades, quer nas sedes quer ao ar livre. Foi mais uma tarde alegre em que prevaleceu o lema "Uma vez Escuta, para Sempre Escuta" que terminou com um lanche convívio e com a entrega da Taça Itinerante ao Núcleo vencedor, o Núcleo de Campanhã.
Por: J. JACINTO MOTA
|