Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2005

    SECÇÃO: Local


    Casos do Dia a Dia

    CONDUTOR NÃO OBEDECEU A ORDEM DE PARAGEM

    No dia 02-05-05, pelas 11h40, na Rua da Felgueira – Rio Tinto – Gondomar, foi detido um indivíduo do sexo masculino, de 42 anos de idade, desempregado e residente em Gondomar, por conduzir um veículo furtado.

    Agentes da PSP, da Esquadra de Valongo, de serviço de patrulhamento- -auto, viram a circular na Rua Álvares Cabral, daquela cidade, um veículo automóvel, Fiat Uno, de cor branca, no qual seguiam dois indivíduos do sexo masculino, um dos quais o identificado, que o conduzia, a circular em sentido contrário ao legalmente estabelecido.

    Os agentes deram ordem de paragem ao condutor do veículo, que não obedeceu e se pôs em fuga, pelo que foram no seu encalço.

    O condutor da viatura veio a ser interceptado num terreno sito na primeira das artérias referidas, em Rio Tinto, onde se procurou esconder após abandonar o Fiat Uno e porque foi interveniente num acidente de viação no cruzamento das Ruas da Felgueira com a Rua do Monte, desta última localidade.

    Durante a fuga o desempregado violou diversas regras de trânsito, pondo em perigo automobilistas e peões, que circulavam nas artérias percorridas.

    O Fiat Uno tinha sido furtado em Rio Tinto, no dia 1 do mês corrente, conforme queixa formalizada na esquadra local.

    Relativamente ao sujeito que seguia como passageiro do veículo, não foi possível a sua localização.

    O detido foi presente ao Tribunal de Gondomar.

    COMERCIANTE ERA PORTADOR DE HAXIXE

    No dia 02-05-05, pelas 10h00, na Avenida do Conde – S. Mamede Infesta, foram detidos dois indivíduos do sexo masculinos, de 39 e 29 anos de idade, comerciante e electricista, respectivamente, e residentes em Matosinhos e no Porto.

    O comerciante foi fiscalizado no referido local, por agentes da Esquadra de S. Mamede Infesta da PSP, quando conduzia uma viatura automóvel, BMW 320, de cor preta, vindo a verificar-se que possuía haxixe suficiente para cerca de 285 doses individuais.

    Para além do estupefaciente, foi-lhe apreendido um canivete multifunções e a quantia de 190 euros.

    O electricista foi igualmente fiscalizado naquela via, onde conduzia um ciclomotor, constatando-se não ser possuidor de habilitação legal para o efeito.

    Durante a resolução do serviço e perante o nervosismo do fiscalizado, veio a verificar-se que tinha consigo haxixe suficiente para, aproximadamente, 48 doses individuais, que lhe foi apreendido.

    Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Matosinhos.

    DETIDO POR POSSE DE ESTUPEFACIENTES

    No dia 03-05-05, pelas 17h10, na Esquadra de Águas Santas do Comando Metropolitano da PSP, foi detido um indivíduo do sexo masculino, de 23 anos de idade, vigilante e residente em Gondomar, por posse de estupefaciente.

    O vigilante foi abordado por agentes da referida subunidade, quando se encontrava no Parque de Santa Maria – Águas Santas, local com registos de ilícitos relacionados com o consumo e/ou tráfico de estupefacientes.

    Abordado pelos elementos policiais, verificou-se que o mesmo tinha na sua posse um produto que se apurou ser haxixe suficiente para cerca de 45 doses individuais, que lhe foi apreendido.

    O detido foi presente ao Tribunal da Comarca da Maia.

    FURTAVA NO INTERIOR DE UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL

    No dia 04-05-05, pelas 03h00, na Esquadra de Valongo do Comando Metropolitano da PSP, foi detido um indivíduo do sexo masculino, de 39 anos de idade e residente em Valongo, por furto no interior de estabelecimento.

    Na sequência de notícias referindo a prática de um assalto num estabelecimento de café, sito na Av. 25 de Abril – Valongo, agentes da Esquadra de Valongo deslocaram-se ao local, onde verificaram que a porta do estabelecimento se encontrava aberta.

    No local foram abordados por uma testemunha, que informou que, momentos antes o identificado se havia posto em fuga em direcção à Rua de D. Miguel, naquela localidade.

    O indivíduo veio a ser interceptado na referida artéria, na posse de 37 maços de tabaco de diferentes marcas, que lhe foram apreendidos, bem como um canivete.

    Contactado o proprietário do estabelecimento, este avaliou os artigos furtados em 90,95 euros, e em 12 euros os prejuízos causados pelo suspeito, tendo apresentado queixa pelo ilícito. O detido foi presente ao Tribunal de Valongo.

    ASSALTARAM-LHE A CARTEIRA PELAS COSTAS

    No dia 08-05-05, pelas 10h30, na Rua Dr. Abel Salazar – S. Mamede Infesta, uma senhora de 72 anos de idade, aposentada e residente em S. Mamede de Infesta, foi vítima de um roubo.

    De harmonia com o descrito pela lesada aos elementos afectos ao dispositivo da Esquadra de S. Mamede Infesta da PSP que se deslocaram ao local, momentos antes, caminhava na referida artéria, quando foi surpreendida pelas costas por um indivíduo do sexo masculino, não indicando outros elementos identificativos, que lhe roubou a carteira que transportava numa das mãos.

    A carteira roubada, continha no seu interior um telemóvel e a quantia de 30 euros. A vítima não sofreu qualquer ferimento.

    DETIDO POR CONDUÇÃO ILEGAL E FURTO DE VIATURA

    No dia 10-05-05, pelas 09h30, na Rua 5 de Outubro, Ermesinde, foi detido um indivíduo do sexo masculino, de 22 anos de idade, canalizador e residente em Gondomar, por condução ilegal e furto de veículo.

    A PSP, através de elementos policiais pertencentes ao efectivo de Investigação Criminal deste Comando, logrou interceptar o canalizador no referido local, onde conduzia um automóvel de marca Toyota, modelo Hiace, de cor branca, que constava para apreender por ter sido furtada na madrugada do mesmo dia, na cidade da Trofa, conforme queixa apresentada pelo proprietário na GNR da referida localidade.

    Para circular no veículo, para o qual não possuía habilitação legal para a prática da condução, o identificado utilizava uma vareta de óleo, vulgo gazua, na ignição, que lhe foi apreendida.

    O canalizador encontra-se indicado em mais de uma dezena de ilícitos pela prática continuada de furto de veículos, assim como de furtos no interior de viaturas, perpetrados em garagens colectivas.

    O detido foi presente ao Tribunal da Comarca de Valongo.

    OPERAÇÃO POLICIAL COM BUSCA DOMOCILIÁRIA

    No dia 11-05-05, o Comando Metropolitano da Policia de Segurança Pública do Porto, através do Dispositivo de Investigação Criminal e no âmbito de investigações em curso, relativas a ofensas corporais e ameaças a armas de fogo, realizou uma operação policial que teve início pelas 06h35, visando a detenção de um indivíduo indicado por tal prática e a apreensão de artigos relacionados com a mesma, por forma a sustentar a sua acusação.

    Da iniciativa policial, que incluiu a realização de uma busca domiciliária, na residência do indivíduo em Valongo, resultou: • A detenção de um indivíduo do sexo masculino, de 31 anos de idade, segurança.

    O suspeito foi interceptado na Rua do Baldeirão - Valongo, quando conduzia uma viatura ligeira de passageiros, de marca Opel, modelo Frontera.

    • A apreensão de:

    – no interior da viatura (apreendida) – 1 arma de fogo, calibre 6,35mm, adaptada em situação ilegal, com o respectivo carregador e 6 munições; 1 soqueira em metal; 3 rádios emissor/receptor; 3 gorros em malha vulgo “passa-montanhas”

    – na busca domiciliária – 1 arma de fogo, calibre 6,35mm, adaptada em situação ilegal, com o carregador e 5 munições; 1 revólver calibre 22mm; 2 espingardas de caça de calibre 12mm, 1 carabina de recuo calibre 22mm; 4 rádios emissores/receptores portáteis; 1 464 cartuchos de diferentes calibres.

    O detido foi presente ao Tribunal da Comarca de Valongo.

    TELAMÓVEL ROUBADO SOB AMEAÇA DE ARMA BRANCA

    No dia 11-05-05, pelas 11h00, na Travessa da Cavada Nova, Rio Tinto, um jovem de 14 anos de idade, estudante e residente em Gondomar, foi vítima de um roubo.

    Conforme denúncia na Esquadra de Rio Tinto da 1ª Divisão do Comando Metropolitano da PSP, apresentada pelo progenitor do menor, quando este caminhava no citado local, foi abordado pelas costas por um indivíduo do sexo masculino, não sabendo indicar outros elementos identificativos, que sob ameaça de arma branca, lhe subtraiu um telemóvel, cujo valor não foi indicado. O lesado não sofreu ferimentos.

    ASSALTO COM AGRESSÃO E ROUBO DE VIATURA

    No dia 12-05-05, cerca das 15h00, na Rua Dr. Leonardo Coimbra, S. Mamede Infesta, um indivíduo do sexo masculino, de 39 anos de idade, distribuidor de tabacos e residente na referida localidade, foi vítima de um roubo.

    Conforme o descrito pelo lesado, pelas 15h30, na Esquadra de S. Mamede Infesta da PSP, quando se preparava para estacionar a sua viatura de trabalho, um ligeiro de mercadorias de marca Toyota, modelo Hiace de cor amarela, foi surpreendido por quatro indivíduos do sexo masculino, que se faziam transportar num veículo ligeiro de passageiros, que sob ameaça de um arma de fogo, o obrigaram a saír do interior da viatura. Em virtude de ter resistido ao assalto, foi agredido, tendo-se estes em acto contínuo, colocado em fuga, no seu veículo e no que se faziam transportar.

    A viatura continha na seu interior os documentos da mesma, assim como documentos pessoais do lesado e uma quantidade indeterminada de artigos relacionados com a sua actividade profissional, os quais não avaliou.

    A vítima recebeu tratamento hospitalar no Hospital de S. João.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].