Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2005

    SECÇÃO: Cultura


    Portugal a Tocar passou por Ermesinde

    O novo concurso da RTP, intitulado “Portugal a Tocar”, e que visa o lançamento de novas bandas para o panorama musical português, esteve no passado dia 16 de Abril no Fórum Cultural de Ermesinde. Das quatro bandas que subiram ao palco apenas uma saiu vencedora desta primeira fase do concurso, ficando de imediato apurada para uma das meias-finais, a ser realizada em meados de Maio. Os felizes contemplados foram os Mokánia, uma banda oriunda de Valongo, surgida em 1998, e que vê aqui a sua primeira grande oportunidade de sair do anonimato para os grandes palcos musicais a nível nacional.

    Depois de Leiria, cidade onde se realizou a primeira eliminatória deste novo concurso promovido em conjunto pela RTP e pela produtora de espectáculos ALIEN, foi a vez de Ermesinde ser o palco escolhido para apurar mais uma banda para uma das meias-finais a realizar no mês de Maio. Esta é uma iniciativa que visa promover o lançamento de novas bandas para o universo musical nacional, e que nesta primeira fase de eliminatórias vai percorrer algumas cidades do país. Posteriormente, os vencedores de cada eliminatória, vão estar presentes em duas meias-finais, em datas ainda a anunciar, nas cidades de Fafe e de Évora.

    Os vencedores desta fase passam então à grande final, que irá decorrer no próximo dia 16 de Maio em Castelo Branco. Para a banda vencedora está guardado como prémio um contrato de agenciamento durante um ano, bem como a gravação de um DVD. Mas para chegar ao prémio final há ainda um longo caminho a percorrer, há que ultrapassar um conjunto de eliminatórias, como já foi dito, como esta aqui realizada no fórum ermesindense. Presentes estiveram quatro bandas, às quais era permitido apresentar três temas da sua autoria, e que iriam ser avaliados pelo júri para depois determinar o vencedor.

    Os primeiros a pisar o palco foram os Wefloat, uma banda que nasceu há três anos em Vila Nova de Gaia, com um estilo musical de índole pop. Seguiu-se o som mais pesado dos Unifed Theory, uma banda de metal progressivo, cuja fonte de inspiração recai no conhecido grupo norte-americano Mettalica. A terceira presença em palco, os Deep, vindos de Fafe, definiram-se como uma banda que ainda procura um estilo musical concreto, pois vive muita da mistura das ideias de cada um dos seus quatro elementos.

    Mas o momento de maior explosão estava marcado para o final da noite, com a entrada em cena da banda dos Mokánia, que em Ermesinde contaram com uma grande legião de fãs.

    Para além de uma actuação divertida e de grande qualidade musical, o grupo de Valongo cantou na língua de Camões, ao contrário do que haviam feito as outras três bandas, provando desta forma que em português também se faz boa música. Terá sido este, talvez, um dos factores que levaram o júri a votar na banda valonguense, já que dinamizar a música portuguesa é outro dos objectivos deste programa da televisão pública.

    Para o vocalista do grupo, Rui, esta vitória é fruto do trabalho que a sua banda tem vindo a fazer, prometendo continuar com esta tendência para que a música dos Mokánia possa chegar mais longe, e quem sabe se à grande final de Castelo Branco.

    De referir ainda que esta eliminatória vai ser transmitida na integra no dia 30 de Abril, pelas 20 horas, no canal RTPN.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].