Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2005

    SECÇÃO: Editorial


    foto

    Educar para a liberdade

    “A verdade vos fará livres”

    (Jo. 8,32)

    Há ainda quem pense que ser livre é poder fazer tudo o que lhe apetece sem respeitar a liberdade dos outros.

    «A liberdade humana não é uma liberdade solitária, é antes uma liberdade solidária, aberta aos outros». (1)

    Um homem livre é um homem responsável pelos seus actos, que assume as suas ideias com dignidade e respeito pelos seus adversários, que não se esconde atrás dum nome falso.

    Ser livre significa ter capacidade de gerir os seus actos, de os assumir, de lutar por ideias com verdade, com argumentos sérios.

    Não somos livres de escolher o que nos acontece, mas somos livres para dar resposta a cada momento pelos nossos actos.

    «Para a realidade humana ser é escolher-se» (2).

    Quem não tem capacidade para gerir a liberdade com responsabilidade não é completamente livre, a sociedade tem que lhe impor regras, para que a liberdade dos outros seja respeitada.

    Desde sempre o homem foi confrontado com estas duas realidades: liberdade e responsabilidade.

    Vem isto a propósito de uma situação tão simples como a existência de um fórum na edição on line de “A Voz de Ermesinde”. Muitos leitores saudaram o nosso jornal por mais esta iniciativa e aproveitaram esta oportunidade para exporem as suas ideias de uma forma construtiva, que no meu entender, faz todo o sentido e cria um diálogo tão necessário entre as pessoas.

    “A Voz de Ermesinde” on line ofereceu aos seus leitores a possibilidade de, com o máximo de liberdade poderem colaborar e enriquecer com a sua participação este jornal, que quer ser diferente, independente, plural e sério.

    As pessoas verdadeiramente livres, responsáveis, assim o entenderam, para elas o nosso muito obrigado, continuem, o jornal conta com a vossa colaboração. Quanto aos outros, aos que ainda não entenderam a dimensão do que é a liberdade, penso que é uma questão de tempo, de treino, de cultura da liberdade. A vivência em democracia é também uma escola de liberdade e responsabilidade, acredito sinceramente que aos poucos havemos de ser mais livres.

    Também aqui a escola tem uma palavra a dar. O ensino deve ser ministrado em liberdade e com responsabilidade. É fundamental desenvolver e cultivar uma pedagogia de rigor, de verdade, de responsabilidade dos alunos perante os professores, colegas e a sociedade em geral.

    (1) e (2) Jean Paul SARTRE.

    Por: Fernanda Lage

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].