UMA QUESTÃO DE SAÚDE
Já ouviu falar em cataratas?
É provável que conheça um familiar ou amigo que tenha sido recentemente operado “às cataratas”. Mas sabe do que se trata? A catarata é uma doença dos olhos que provoca perda de visão progressiva e, em situações mais avançadas, pode provocar cegueira. Consiste na opacificação gradual da lente do olho, chamada cristalino, que está localizada atrás da parte colorida do olho, a íris. O cristalino é uma estrutura transparente que permite a passagem da luz na retina, onde são formadas as imagens que vemos diariamente. Assim, quanto mais significativa for a alteração do cristalino, maior impacto terá na visão.
As cataratas não são uma doença contagiosa. Existe também a catarata congénita, que está presente desde o nascimento. Neste caso, a doença é formada durante a vida embrionária e pode ser corrigida cirurgicamente de modo a não comprometer a visão na infância.
Os sintomas desta doença surgem de forma progressiva ao longo dos anos, e incluem visão turva ou enevoada, diminuição da visão noturna, visão dupla, sensibilidade à luz ou presença de halos em redor das luzes.
Os fatores de risco para desenvolver cataratas incluem:
- idade avançada (mais comum a partir dos 50 anos)
- doenças como a diabetes, hipertensão, obesidade ou glaucoma
- frequentar ambientes com fumo, tabagismo, consumo de álcool
- não utilização de equipamentos de proteção adequados em atividades laborais e desportivas que possam afetar os olhos, levando a traumatismo ocular
- efeitos secundários de medicamentos (nomeadamente a utilização de alguns fármacos em doses elevadas, como corticoides)
- demasiada exposição à luz solar
- dieta desequilibrada.
A questão que também se coloca é: como posso prevenir cataratas? Na atualidade não existe nenhum medicamento ou suplemento que consiga prevenir o desenvolvimento desta doença. Sabe-se, contudo, que adotar determinadas medidas de estilo de vida pode atrasar o desenvolvimento de cataratas, nomeadamente: proteger os olhos do sol e de radiação ultravioleta, através do uso de óculos de sol no exterior; não fumar; manter uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais; proteger os olhos de lesões através do uso adequado de lentes de contacto e realizar avaliações visuais com alguma regularidade.
O diagnóstico de cataratas é habitualmente simples, sendo feito por um oftalmologista, através da avaliação do olho e da acuidade visual, utilizando também outros testes considerados pertinentes. A acuidade visual permite determinar o
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
*Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos
*Catarina Rebelo - Médica de Família em Dublin (República da Irlanda)
|