Ermesinde já tem uma tuna
 |
TUNA DA USE NO DIA DA ESTREIA |
Depois de mais de um ano de trabalho, por parte do maestro José Carlos Polónia, com dezenas de estudantes da Universidade Sénior de Ermesinde (USE) – valência da Agorárte, Associação Cultural e Artística – na arte da música e do canto, estreou a TUNA DA USE, que deixou entre a assistência uma excelente imagem.
A estreia aconteceu no dia 28 de fevereiro, no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, a “rebentar pelas costuras”, durante um Sarau Sénior, organizado pela Agorárte, que proporcionou bons momentos de música, canto, dança e teatro.
Para além de grande número de estudantes da USE e de alguns dos seus professores, assistiram ao evento o presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira; o vice-presidente da Câmara de Valongo, Paulo Ferreira; o Provedor do Munícipe, João Morgado; a presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Valongo, Joana Fitas; o membro da Direção da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Carlos Costa; a Diretora Técnica do Lar de Santo António, Fernanda Lopes; e alguns dos seus utentes.
A Tuna da USE, composta por dezenas de tunos, tendo como Mestre de Tuna, José Carlos Polónia, interpretou os seguintes temas: “Cielito Lindo”, “Madalena” e “Amores de Estudante”. Para além da Tuna estrearam-se mais dois novos grupos da Universidade Sénior: o Grupo de Violas, sob a regência do professor Alfredo Fonseca e as Danças de Salão ensinadas pela dupla de professores, Albino e Idalina Couto. Foi com este grupo que o Sarau chegou ao fim, tendo proporcionado um momento de dança partilhado, sob o tema “Hino da Liberdade – Bella Ciao”.
De destacar também a atuação do grupo ÁgoraTeatro, coordenado pela professora Benvinda Moreira, que subiu ao palco para dramatizar, com intervenção espontânea do público, o problema tão atual da imigração e das dificuldades com a sua inclusão social.
|