NA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE:
Exposição “Vidas Reais – De Mãos Dadas na Luta Contra o Cancro”
 |
FOTO HÉLDER TEIXEIRA (JFE) |
Foi inaugurada no dia 15 de fevereiro, no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, a exposição “Vidas Reais – De Mãos Dadas na Luta Contra o Cancro”. A cerimónia contou com a presença do presidente da Junta, Miguel de Oliveira, que, na sua intervenção, destacou a importância da iniciativa e agradeceu o trabalho desenvolvido para apoiar aqueles que enfrentam a difícil batalha contra o cancro. Enalteceu ainda o impacto positivo deste projeto, que oferece um suporte emocional fundamental e um incentivo extra para quem atravessa este desafio.
O evento de inauguração incluiu um momento musical, a cargo do cantor ZITO (Tozé Santos, vocalista dos Per7ume), a que se seguiu uma breve tertúlia com as participantes, os convidados e o público presente. Esta conversa permitiu conhecer melhor as histórias das intervenientes, ouvir os relatos das dificuldades enfrentadas ao longo do processo e compreender as emoções vividas durante as sessões fotográficas. Além disso, ficou evidente o forte espírito de amizade e companheirismo que se formou entre as participantes, laços que se mantêm para além deste projeto.
A exposição faz parte da iniciativa “De Mãos Dadas na Luta Contra o Cancro”, um projeto idealizado por Joana Medeiros Vasconcelos e pela fotógrafa Simone Souza. O trabalho consistiu numa sessão fotográfica individual realizada em junho de 2022, envolvendo seis mulheres diagnosticadas com cancro, todas ainda em fase de tratamento.
O principal objetivo desta iniciativa foi proporcionar às participantes «um momento único de celebração do seu feminino, enaltecendo a sua essência e beleza natural, independentemente de se encontrarem numa das fases mais vulneráveis da sua vida e de se confrontarem todos os dias (…) com a sua imagem alterada por consequência dos efeitos secundários dos respetivos tratamentos», como se pode ler na folha de sala da exposição.
A mostra está patente no edifício da Junta de Freguesia de Ermesinde até 15 de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no seguinte horário: 09h00 - 12h00 e 14h00 - 17h00. Não perca a oportunidade de conhecer este inspirador testemunho de força, superação e solidariedade.
Por:
Manuel Augusto Dias
|