Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 28-02-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Local


Praça da Estação foi palco da Feira do Fumeiro de Ermesinde

Na Praça da Estação e em parte da Rua 5 de Outubro, decorreu mais uma edição da Feira do Fumeiro de Ermesinde, organizada pela Junta da Freguesia, entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

GRUPO DOS BOMBOS DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA E CULTURAL DE ERMESINDE
GRUPO DOS BOMBOS DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA E CULTURAL DE ERMESINDE
A abertura aconteceu ao princípio da noite de 6 de fevereiro com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, e da maior parte do seu executivo. Animou o início do evento a valência da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, “Sons com Bombos”. Depois, o presidente da Junta e a sua comitiva foram junto de cada um dos pontos de venda, onde puderam apreciar diversa gastronomia, produtos regionais, artefactos artesanais e sabores tradicionais.

ADUFEIRAS DE ERMESINDE TAMBÉM PRESENTES

No dia seguinte, 7 de fevereiro, a noite da Feira do Fumeiro de Ermesinde foi animada musicalmente pela excelente atuação do grupo das “Adufeiras de Ermesinde”, da Universidade Sénior, dirigido, como sempre, pelo seu diretor artístico, Manuel Friães.

PRESIDENTE DA JUNTA COM ALGUNS ELEMENTOS DO EXECUTIVO A VISITAR OS COMERCIANTES PRESENTES NA FEIRA
PRESIDENTE DA JUNTA COM ALGUNS ELEMENTOS DO EXECUTIVO A VISITAR OS COMERCIANTES PRESENTES NA FEIRA
As Adufeiras interpretaram 10 temas do seu repertório, inspirado nas Cantigas Populares da Beira Baixa. Foram eles: S. João, Oh Senhora Esposada, A Moleirinha, As armas do meu adufe, Cravo roxo, Lá cima ao castelo, Meninas vamos à murta, Maronita, Eras tão bonita e Oh José José foram as cantigas escolhidas, a última das quais resultou do pedido do público: “Só mais uma”!

Apesar das condições adversas, frio e sem microfones adequados, o grupo esteve bem, como habitualmente, e foi aplaudido pelo público presente, por estudantes da USE, dirigentes da Agorárte, pelo presidente da Junta, Miguel de Oliveira, e Elisabete Carvalho, também da nossa Junta de Freguesia. A terminar o dia, animou musicalmente a Feira, o cantor Cristiano Gomes.

EXIBIÇÃO DO GRUPO DE DANÇAS TRADICIONAIS DA USE E DO RANCHO DA GANDRA

No dia 8 de fevereiro, como era sábado, havia mais gente na Feira do Fumeiro que, pelas 15h, conforme constava no Programa, recebeu o grupo de Danças Tradicionais da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), que se exibiu, sob a orientação dos professores António e Adélia Peixoto.

Perante bastante público as Danças Tradicionais dançaram as seguintes modas: Água leva o regadinho, Besbiana, Vamos passear avante, Padeirinha, Fadinho, Escote, Pião, Carrasquinha (que foi uma estreia) e Sericoté!

O GRUPO DE DANÇAS TRADICIONAIS EM ATUAÇÃO NA FEIRA
O GRUPO DE DANÇAS TRADICIONAIS EM ATUAÇÃO NA FEIRA
Como habitualmente houve duas modas que foram dançadas com o público (Presidente da Junta Freguesia Ermesinde incluído): o Malhão e Ora aperta amor aperta.

A exibição terminou com “Oh que lindo par eu levo”.

Como estava anunciado no Programa, exibiu-se, também na mesma data e a seguir ao Grupo de Danças Tradicionais, o Rancho Infantojuvenil da Associação Desportiva e Recreativa da Gandra. Apesar de alguns dos seus elementos estarem doentes, os dançarinos que atuaram revelaram um bom nível, interpretando as seguintes danças: “Vira maiato”, “A chula”, “Vira cruzado”, “Carrasquinha”, “Vira trespassado”, “Rusga de Ermesinde” e “Vira vareiro”. Dançaram, a seguir, um número aberto. A sua atuação acabou com o Senhor da Pedra. Este grupo folclórico de Ermesinde vai levar o seu nome bem longe, uma vez que vai atuar em Almada no próximo dia 7 de junho. À noite, a música ficou entregue ao cantor Gabriel Pereira.

ÁGORATEATRO NO ÚLTIMO DIA DA FEIRA

ADUFEIRAS DE ERMESINDE
ADUFEIRAS DE ERMESINDE
No último dia da Feira do Fumeiro de Ermesinde (9 de fevereiro) o grupo ÁgoraTeatro, da Universidade Sénior de Ermesinde, animou a tarde dos que foram à feira com antigos pregões de Feira, para vender a quem passava, regueifas, couves ou outros produtos da terra e dos galinheiros, como se o tempo recuasse umas décadas largas. Não faltou o engraxador de Ermesinde, que também era poeta, premiando cada um dos clientes com uma quadra diferente. As pessoas apreciaram particularmente o à vontade com que o grupo atuou. Seguiu-se o último momento musical da Feira, com a atuação do cantor Daniel Miranda.

Por: Manuel Augusto Dias

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].