Bispo do Porto inaugura a Capela de Sonhos
 |
FOTOS HÉLDER TEIXEIRA (JFE) |
A Capela de Sonhos revelou-se pequena para acolher todos os fiéis que, no passado dia 16 de fevereiro, fizeram questão de estar presentes na cerimónia religiosa da inauguração e bênção deste novo templo da Paróquia de Ermesinde, sob a presidência do Bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Estiveram presentes os Diáconos e Acólitos da Paróquia, bem como o nosso pároco, P.e Domingos Areais, que saudou a todos: presidente da Assembleia Municipal de Valongo, Abílio Vilas Boas; presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro; vice-presidente da Câmara, Paulo Ferreira; presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira; presidente da Direção dos Bombeiros de Ermesinde, Arnaldo Soares; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Emanuel Santos; Diretor do Jornal “A Voz de Ermesinde” e da Universidade Sénior local, Manuel Dias; presidente da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Constantino Moreira; elementos do Motoclube “Cavaleiros Boreales”, de Ermesinde; os Irmãos Maristas (Alberto, João Pedro e Ruas); o Coro da Missa Vespertina, que acompanhou a celebração; o autor do projeto, eng.º Camilo Moreira; membros do Conselho Económico e da Comissão de Obras da Capela; os Jovens do “Ermesinde Vai”; e muitos paroquianos, sobretudo aqueles que vivem nas proximidades deste belo espaço religioso.
O Pároco frisou que se trata de um espaço bem adequado para «louvar o Senhor Nosso Deus, que nos deu a vida, a sustenta e nos conduz, geração após geração, à vida eterna como diz o nosso poeta Guerra Junqueiro: “A humanidade é seara imensa, que Deus recolhe e Deus semeia”». E disse ainda: «É uma honra e uma alegria para todos nós ter-vos aqui nesta Capela para louvarmos todos o Senhor, neste dia histórico da Bênção desta linda Capela de Sonhos, espaço de encontro de Deus com os homens e dos homens com Deus. Deo Gratias!».
A nova Capela, construída no Alto de Sonhos, representa a concretização de um sonho que remonta ao início do atual século (ver caixa) e só foi possível graças à congregação de muitas boas vontades, que conseguiram superar todas as dificuldades para que este templo sagrado seja uma realidade.
Durante a Celebração, o Bispo do Porto agradeceu ao Padre Domingos «por este trabalho que está a fazer aqui nesta Cidade e Paróquia Ermesinde», com a colaboração dos seus Diáconos e classificou esta “Obra da Capela da Senhora dos Sonhos” como um magnífico espaço dedicado a Deus que promove a oração e a meditação para ajudar «a Humanidade a encontrar a calma e tranquilidade de que tanto precisa».
D. Manuel Linda, na homilia, convidou à reflexão sobre os valores mais profundos, aqueles que nos levam a questionar a existência de Deus e o sentido da vida sem Ele, «valores que têm estado presentes no espírito do Homem, praticamente desde o início da história da Humanidade». Ao longo do tempo, as condições sociais mudaram, especialmente nos centros urbanos, como o Porto, onde as transformações do centro histórico influenciaram a vivência religiosa. «Hoje, encontramos igrejas vazias, mas também temos muita prática religiosa».
«Estas reflexões levam-nos a perguntar – afirmou o Bispo – se Deus ainda tem espaço na sociedade atual? Muitas vezes, as pessoas acreditam não precisar de Deus, pois sentem que já possuem tudo – estabilidade financeira, projeção social e bens materiais. No entanto, essa autossuficiência pode levar à criação de “falsos deuses”, colocando o dinheiro ou o status acima de tudo».
 |
D. Manuel Linda continuou a alertar os fiéis para o sentido da vida e da fé: «Quando nos sentimos completos por aquilo que possuímos, deixamos de procurar o divino, esquecendo que a verdadeira pobreza, no sentido bíblico, está na dependência do outro, e, acima de tudo, na dependência de Deus. Ainda assim, existem pessoas boas que não praticam a religião, mas vivem uma vida confortável e, aparentemente, sem necessidade de ajuda divina. No entanto, é essencial questionarmo-nos sobre o significado mais profundo da existência e da fé. Mesmo num mundo cada vez mais materialista, a presença simbólica da religião continua a desafiar-nos a refletir sobre o nosso lugar e propósito na vida».
Um dos momentos mais altos da cerimónia foi a bênção da Capela, do seu Altar (que foi restaurado a partir de um dos antigos altares colaterais da velha Igreja Matriz de Ermesinde) e das suas imagens (Nossa Senhora de Fátima e de S. Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas).
No final da cerimónia, o Padre Domingos Areais agradeceu a todos quantos se empenharam na Construção desta bela Capela, a primeira a
(...)
leia esta reportagem na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
|