Restaurante Três Delícias venceu o concurso “A Melhor Rabanada”
|
FOTOS HÉLDER TEIXEIRA (JFE) |
Na tarde do passado dia 15 de dezembro, no Auditório da Junta da Freguesia de Ermesinde, completamente lotado, decorreu mais uma edição do Concurso “A Melhor Rabanada”, numa organização conjunta da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), com o apoio da Câmara Municipal de Valongo (CMV).
Os objetivos deste evento eram manter viva esta tradição, bem como promover uma tarde de convívio e de confraternização entre os ermesindenses, ao mesmo tempo, que, com a cobrança de 2 euros por entrada, se granjeou algum dinheiro que reverte a favor das obras da Igreja Paroquial da cidade (o valor conseguido foram 500.00 euros). O bilhete deu acesso ao sorteio de um abonado “Cabaz de Natal”.
Estiveram presentes, o presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira (que se congratulou com a presença de tantos ermesindenses), vários elementos do seu executivo (nomeadamente, Bruno Ascensão, Esmeralda Carvalho e Manuela Queirós), o pároco de Ermesinde, padre Domingos Areais e vários dirigentes da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, assim como alguns dirigentes de associações da cidade.
Enquanto o Júri (constituído por Lee Guimarães - Padaria Trindade, Mariana Morais Pinheiro - Diretora da Time Out Porto, Verónica Brites - Padaria Brites, e Teresa Guimarães - Guia Boa Cama e Boa Mesa do Expresso) avaliava as 28 espécies de rabanadas a concurso (a maior parte era oriunda de restaurantes e confeitarias; mas também houve alguns particulares a concorrerem), em sala contígua ao Auditório, neste decorreu um interessante espetáculo em que foram protagonistas os Alunos do Externato de Santa Joana; os grupos “Arco Íris” e “Íris Chorus” da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, que interpretaram lindas canções natalícias; o Grupo de Danças Tradicionais da Universidade Sénior de Ermesinde, que dançaram várias modas, designadamente, “Margarida Moleira”, “Padeirinha”, Carrasquinha”, “Pezinho”, “Tamanquinha”, “Regadinho” e “Oh que lindo par eu levo”; e o folclore do Rancho da Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, que muito animou a plateia.
|
Quase três horas depois, quando todos esperavam o anúncio dos vencedores, houve duas situações de empate, o que ocupou o júri mais tempo do que se previa. Para ocupar o público, António Peixoto, um dos professores do Grupo de Danças Tradicionais da Universidade Sénior de Ermesinde, subiu ao palco e cantou duas canções bastante populares que envolveram também a assistência.
Chegou então o momento da divulgação dos vencedores do Concurso da Melhor Rabanada, de 2024. O 1.º classificado foi o Restaurante “Três Delícias”; em 2.º lugar ficou a Confeitaria “Glorinha” e, em 3.º lugar, o Restaurante “ABÊ”.
No final, todos foram convidados a degustar as rabanadas a concurso, assim como outra doçaria tradicional do concelho num doce lanche que promoveu o convívio entre os presentes.
Para o sucesso do evento, enriquecido com uma Exposição da Oficina do Pão no hall de acesso ao Auditório, muito contribuiu a coordenação de Elisabete Carvalho, estando de parabéns, também, os restantes organizadores.
Por:
Manuel Augusto Dias
|