NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE
Escola Segunda Oportunidade de Valongo celebra 5.º Aniversário
O dia 14 de outubro é uma data memorável para a Escola Segunda Oportunidade de Valongo (E2OV), que iniciou a sua atividade no ano letivo de 2019-2020, marcando oficialmente o início do seu funcionamento. Sob a égide de um consórcio formado pelo Centro Social de Ermesinde, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde e o Município de Valongo, a E2OV destaca-se como a estrutura formativa mais inovadora no panorama educativo do concelho de Valongo.
A E2OV adota estratégias pedagógicas únicas, colocando o aluno no centro do processo educativo e oferecendo uma experiência de aprendizagem transdisciplinar. Sem barreiras, a escola está aberta a acolher diferenças, particularidades e expetativas de cada um, construindo conhecimento através de afetos e proximidade, o que torna o processo educativo rico em significado.
O quinto aniversário da E2OV foi celebrado com um programa repleto de revisitas, como o teatro, com um excerto da peça “E2OVELHANEGRA”, e uma retrospetiva com antigos alunos e professores, refletindo sobre “o nosso projeto coletivo” construído ao longo destes cinco anos. Este evento evidenciou como a E2OV é vivida pela comunidade educativa.
O professor Pedro Casal comentou que «a E2OV é um espaço formativo que deveria ser conhecido por todos aqueles que desejam seguir a profissão docente, pois exige de cada um grande disponibilidade e abertura na compreensão das diversidades presentes em sala de aula, convertendo-as num desafio de sucesso». O professor Rui Santos destacou esta escola como «uma outra oportunidade para encontrar ou reencontrar o caminho da formação e do crescimento individual».
Antigos alunos, como Hugo Martins e Rafael Fonseca, partilharam o impacto que a E2OV teve nas suas vidas e nas decisões académicas que tomaram posteriormente, como a conclusão do ensino secundário e, acima de tudo, o seu crescimento pessoal graças às experiências proporcionadas pela escola.
O moderador, Filipe Lopes, formador da área da comunicação radiofónica, remata com um «fico contente por ver o impacto social da escola na comunidade, algo que está a ser construído para e com a comunidade. Cada vez somos mais e sinto-me feliz por esta família ser cada vez maior».
Por fim, o presidente do Centro Social de Ermesinde, Henrique Queirós Rodrigues, enalteceu o trabalho desenvolvido ao longo destes cinco anos, que conferiu à escola uma identidade própria, permanecendo empenhada na promoção da igualdade de oportunidades e no sucesso de todos os alunos.
Florentino Silva, Coordenador Pedagógico
da Escola Segunda Oportunidade de Valongo
|