NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE
Episódio Negro da História – Dark Chapter of History
|
Fotos MERVE TEKIN |
Jovens do concelho de Valongo revisitam em Gdańsk, Polónia, um dos períodos mais negros da história humana: a 2ª Guerra Mundial. Este tema serviu de ponto de partida para discutir extremismos, discriminação e discursos de ódio, que têm vindo a crescer na Europa.
Graças às parcerias estabelecidas do Centro Social de Ermesinde com a organização Protect work, da Eslováquia, Fundacja Coronat, da Polónia, Asociacion Evexia, de Espanha e NGO Step Forward, da Ucrânia, jovens estudantes do concelho de Valongo participaram num intercâmbio internacional na cidade de Gdańsk, na Polónia, de 12 a 22 de setembro. O projeto “Dark Chapter of History” (Capítulo Negro da História) criou um espaço para os participantes compreenderem os eventos históricos relacionados com a 2ª Guerra Mundial, interagindo com colegas de diferentes países. Os jovens discutiram os períodos sombrios do passado, reforçando temas de tolerância e solidariedade. Esta experiência não só aumentou a consciência histórica sobre os factos, mas também proporcionou a oportunidade de criar laços de amizade num ambiente internacional. Exploraram locais históricos de Gdańsk, aprofundando a compreensão da cultura e do passado local. Este programa de intercâmbio trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens. Apresentamos abaixo algumas das suas opiniões.
A Experiência de Merve Tekin no Erasmus+
Merve, que já tinha realizado vários trabalhos de voluntariado em Ermesinde, embarcou numa viagem significativa, após ter sido selecionada como uma das líderes para um projeto de intercâmbio no âmbito do Erasmus+, na Polónia. Ao participar no projeto “Dark Chapter of History”, Merve teve a oportunidade de refletir sobre a repercussão dos eventos históricos no mundo de hoje. Como a voluntária refere, «Gdańsk foi um local importante, intimamente associado ao início da Segunda Guerra Mundial; os participantes deste projeto de intercâmbio prepararam um podcast com discussões sobre os impactos da guerra na vida humana». Conclui que «abordar as páginas sombrias da história foi uma experiência profunda para mim, pois enfrentar o passado ajudou-me a entender melhor o presente». Merve menciona ainda que «Florentino, o coordenador do pedagógico do projeto, incentivou-me e desempenhou um papel significativo no desenvolvimento das minhas habilidades de liderança».
Destacando as oportunidades oferecidas pelo programa Erasmus+, Merve afirma: «Conhecer pessoas de diferentes culturas e ganhar novas perspetivas criou uma mudança significativa na minha vida», sublinhando que a experiência foi impactante não só a nível de projetos de responsabilidade social, mas também no desenvolvimento pessoal. A história de Merve mostra o valor das oportunidades proporcionadas pelo Erasmus+. «Todos que aproveitam essa oportunidade podem crescer e aprender coisas novas», diz ela. Merve espera participar em projetos semelhantes no futuro e conhecer novas pessoas. Com o Erasmus+, os sonhos de Merve tornaram-se realidade, e ela deseja inspirar mais jovens a aproveitarem essas oportunidades partilhando as suas experiências.
Margarida Matos, 19 anos (participante)
«Participar neste projeto de Erasmus foi uma das melhores experiências da minha vida. Foi, sem dúvida, um projeto enriquecedor, onde pude praticar o inglês com pessoas de outras nacionalidades e conhecer as diversas culturas e histórias de cada país. Além disso, conheci pessoas incríveis. Visitar Gdańsk foi verdadeiramente impressionante, sendo uma cidade com uma arquitetura lindíssima».
Tiago Borges, 20 anos (participante)
«Esta experiência foi incrível, tanto pela cidade, como pelos participantes. O tema abordado fez-me mudar a forma de pensar sobre determinados assuntos, tornando-me uma pessoa melhor e, em certa medida, mais feliz. Durante essa experiência, fui acompanhado por um grupo extraordinário que me acolheu como se estivesse em casa. Agradeço a todos os envolvidos que tornaram este momento único na minha vida».
Arnaldo Espírito Santo, 21 anos (líder)
«Ao longo do projeto Erasmus+ “Dark Chapter of History”, tive a oportunidade de me desenvolver como indivíduo, superando e adaptando-me às adversidades que surgiram. Fui um dos líderes do grupo português, o que reforçou ainda mais o meu crescimento pessoal e a capacidade de adaptação a diferentes circunstâncias. Foram as interações com pessoas incríveis, as visitas aos monumentos da cidade e a realidade de um país diferente que me permitiram talvez não ver o mundo através de uma nova lente, mas através de uma mais clara. No geral, mesmo após todos os altos e baixos, lágrimas e sorrisos, estou ansioso por novos projetos Erasmus, onde possa ultrapassar os meus limites e crescer como pessoa. Aprendi que somos todos seres únicos, capazes de viver sem medo de abraçar a mudança, porque quem experiencia a vida na sua pureza vive verdadeiramente».
Carolina Silva, 19 anos (participante)
«Ter a oportunidade de participar num projeto do Erasmus foi uma experiência única, divertida, e algo que não só repetiria, como também recomendo pelo seu lado enriquecedor e educativo. Através deste projeto, aprendi sobre novas culturas e vi outras realidades e experiências dos demais participantes. A cidade de Gdańsk era, sem dúvida, incrível e acolhedora, o que tornou a experiência ainda mais fenomenal».
Lara Silva, 19 anos (participante)
«A minha experiência em Gdańsk, na Polónia, foi simplesmente inesquecível. Desde o primeiro dia, fiquei fascinada com a beleza da cidade, rica em história e com uma arquitetura impressionante. Esta vivência não só me permitiu aperfeiçoar as minhas competências de comunicação e melhorar o meu inglês, como também me proporcionou a oportunidade de ouvir e partilhar diferentes perspetivas sobre vários temas. Foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto a nível de conhecimento como de diversão».
|