UMA QUESTÃO DE SAÚDE
Exantemas ... Sabe o que são?
Certamente é um termo que já ouviu, dentro ou fora do contexto de consulta, e pode originar muitas questões. Afinal o que são exantemas? E doenças exantemáticas? É grave?
Exantema, muitas vezes também chamado rash cutâneo, trata-se do aparecimento de manchas vermelhas na pele, que podem surgir em diversos locais e variam de formato e tamanho. Pode ter múltiplas origens e estar associado a outras queixas como prurido (comichão), dor, febre ou outros. Percebe-se, assim, que se trata de um conceito muito abrangente, tornando o diagnóstico e orientação um desafio.
Apesar de poderem ocorrer em qualquer idade, os exantemas são muito comuns em idade pediátrica, havendo um grupo de doenças exantemáticas que certamente serão conhecidas por todos os que convivem com crianças. Vamos resumir brevemente as mais comuns:
- Eritema infecioso (Parvovírus B19)
Conhecido por “doença da bofetada”, por se apresentar como um exantema vermelho intenso na região das bochechas, simétrico. Geralmente não afeta tronco, palmas e plantas. Transmite-se por partículas respiratórias e pela via sanguínea, pode ser antecedido por febre e mal-estar e é contagioso até aparecer o exantema. É mais comum na primavera e não obriga a evicção escolar mas deve ser evitado o contacto com grávidas. O tratamento é dependente dos sintomas.
- Doença mão-pé-boca (Vírus Coxsackie tipo A16)
Exantema que começa com pápulas eritematosas que evoluem para vesículas, afeta principalmente a região perioral, palmas e plantas, mas pode também atingir nádegas e genitais. A transmissão é fecal-oral ou por contacto direto com lesões/secreções respiratórias, podendo ser antecedido por febre, mal-estar ou dor de garganta, sendo contagioso durante o exantema. Ocorre mais comummente no fim do verão e princípio do outono e tende a resolver-se em uma semana. Não obriga a evicção escolar e o tratamento passa por gerir os sintomas.
- Varicela (Herpes vírus Varicela Zoster)
Exantema caracterizado por maculopápulas, vesículas e crostas que coexistem simultaneamente, encontrando-se lesões em diferentes fases. O prurido é o sintoma associado mais comum. Transmite-se por gotículas, pode ser antecedido por febre e mal-estar e é contagioso desde 1-2 dias antes do exantema até à formação de crosta de todas as lesões. Ocorre mais frequentemente no inverno e primavera e obriga a evicção escolar até todas as lesões estarem em crosta. O tratamento passa por
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
*Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos
*Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Darque - Unidade Local de Saúde do Alto Minho
|