Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2024

    SECÇÃO: Destaque


    29.ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    O bom filho à casa torna

    «É sempre bom regressar a casa»! Foi desta forma que o escritor ermesindense Filipe Bacelo deu início à conversa que percorreu não só alguns capítulos da sua carreira, como também “levantou um pouco o véu” sobre a sua mais recente obra, “O Meu Erro Foi Não Saber Amar-te”. Conversa esta, agradável e muito participativa por parte de uma vasta plateia, diga-se em nota de rodapé, que decorreu na noite de 8 de julho, no Espaço Livro. Agradecendo antes de tudo o convite para ali estar, bem como a presença do público que ali se deslocou, Filipe Bacelo começou por recordar um pouco de como abraçou a carreira de escritor, confessando que antes de o ser nunca tinha sequer imaginado sê-lo. «Eu nunca pensei em ser escritor, nunca pensei que tivesse um livro publicado quanto mais sete! Nunca pensei em ganhar um prémio literário, na escolha dos leitores, e deixa-me muito feliz ser considerado o autor revelação de 2023, um prémio que vale o que vale, mas que é algo que me indica que estou no bom caminho», confessou o autor que mais adiante neste início de conversa sobre a sua carreira, recordou que quando começou a escrever o fazia para si, como uma espécie de terapia, como algo para se libertar, até que um dia uma amiga (de nome Rosa) compilou num documento todos os textos (poesias, pensamentos) que Filipe vinha publicando na sua página pessoal de facebook e o desafiou a enviar esse trabalho para as editoras. E depois de chegar uma proposta de uma dessas editoras, eis que Filipe Bacelo dá início ao seu percurso literário que conta já com sete livros publicados. Fazendo ainda uma retrospetiva deste caminho, o escritor abordou o processo de evolução da sua escrita, dizendo que «tem sido uma evolução muito bonita, não só enquanto escritor, mas também enquanto pessoa. Se eu queria continuar a escrever tive de crescer, e por isso fui buscar ferramentas para evoluir e me tornar melhor escritor do que era antes». Para este filho de Ermesinde, terra onde nasceu e onde vive, ser escritor tem sido «uma viagem muito bonita. As críticas literárias têm sido fantásticas, mas se calhar o melhor exemplo para dar sobre a reação dos leitores (ao seu trabalho) é que está aqui na feira do livro um casal que esteve em Coimbra a assistir à apresentação do meu livro e hoje está aqui outra vez a assistir. Estou de coração cheio», confessou Filipe Bacelo, que tem apresentado a sua obra em feiras do livro importantes e de maior dimensão, como a do Porto, de Lisboa, ou de Coimbra.

    Seguiu-se uma viagem quase que introspetiva ao mais recente livro do autor, “O Meu Erro Foi Não Saber Amar-te”, uma obra onde são abordados temas como a redenção, a culpa e o amor, claro. É a história de Ricardo, que não soube amar a sua companheira, Carmen, acabando por perdê-la, uma situação que para Filipe Bacelo é um clássico recorrente da vida real. «Nós perdemos as coisas e só depois é que lhes damos valor. Isto é um clássico da vida. Toda a gente o faz, ninguém dá valor, ninguém cuida, e quando se perde é que deitamos as mãos à cabeça e vamos atrás do prejuízo», disse. Nas palavras do autor, este é um livro de recomeços, de novas oportunidades, um livro inspirado na sua própria vida. «O Ricardo estava perdido, afunda-se e depois de

    (...)

    leia esta reportagem na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    foto
    .

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].