Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2024

    SECÇÃO: Destaque


    29.ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    500 anos de Camões e os 50 anos do 25 de Abril marcam uma Feira do Livro onde a “prata da casa” sobressaiu

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Entre os passados dias 5 e 14 de julho o Parque Urbano de Ermesinde voltou a ser palco da Feira do Livro do Concelho de Valongo. O certame, que vai já na sua 29.ª edição, contou com um vasto e variado programa, não apenas sob o ponto de vista literário (e sobre este ponto fazemos nesta e nas próximas páginas destaque a um par de apresentações de livros) como no aspeto da animação (musical, teatral e recreativa). E neste último, há a realçar mais um ano de excelentes atuações de grupos da terra e do restante concelho, a título de exemplo, o Grupo TocAtocar, o Grupo Move on Dance, o Grupo Mix Dance, o Orfeão de Ermesinde, o Grupo “Sons com Bombos”, o Grupo de Teatro “Casca de Nós”, o Grupo de Teatro “Os Casquinhas” – todos eles valências afetas à Associação Académica e Cultural de Ermesinde – o Grupo de Danças Tradicionais da Agorárte/Universidade Sénior de Ermesinde, o Grupo Musical de S. Martinho de Campo, o Grupo de Cavaquinhos da Associação Desportiva e Cultural Canários de Balselhas, o Grupo Folclórico do Centro Social e Paroquial de Alfena, a Associação Sociocultural “Os Filhos da Pauta”, o Museu da Magia de Portugal, o Grupo de Cavaquinhos do Teatro Amador Susanense, a companhia de teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra, a Associação Social e Cultural de Sobrado, a Associação Sociocultural Arte Im’ Anjos, ou a Associação de Jogos Tradicionais de Valongo. Em suma, a festa fez-se e fez-se bem com alguma da nata do movimento associativo do nosso concelho.

    foto
    Naturalmente que os livros foram a “personagem principal” do certame, e neste aspeto, há a salientar a presença no Espaço Livro – junto à tenda dos expositores/livreiros – de escritores como Luísa Marques Cabral (que apresentou a obra “O Bosque da Luz”), João Miguel Reboredo e o maestro Francisco Tavares (que deram a conhecer o livro “Piano, o teu primeiro livro”), Agostinha Pópulo (que apesentou o livro “As Pitufas do Reino do Amanhecer”), entre mais alguns.

    foto
    A edição de 2024 da Feira do Livro não esqueceu duas datas importantes na história do nosso país e que este ano se assinalam: os 50 anos do 25 de Abril, e os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Nesse sentido, há realçar o concerto “Contos de Abril – 50 Anos Depois”, levado ao palco do anfiteatro do Parque Urbano pelas vozes de Daniel Pinto Coelho e de Francisco Moreira; a reposição da peça de teatro-musical “25 de Abril em Multimédia”, levada à cena pelo Grupo de Teatro “Casca de Nós” e do Orfeão de Ermesinde; ou o concerto “Camões – 500 anos: História, Música e Poesia”, através do grupo Vox Angelis.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].