Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-12-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2024

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    V SEMANA ABERTA DA USE TROUXE MUITA MÚSICA A ERMESINDE

    foto
    Nos dias 25, 26 e 27 de junho último (numa altura em que nossa edição do citado mês já tinha sido publicada, e desse modo damos nota deste evento no presente número), no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, decorreu a V Semana Académica da Universidade Sénior de Ermesinde (USE).

    Este evento designado como “Semana Aberta” destina-se a marcar festivamente o final de cada ano letivo, na USE e é aberto à cidade.

    A I Semana Aberta aconteceu em junho de 2017, tendo sido apenas interrompida a sua realização nos anos de pandemia. Ao longo dos 3 dias a sala esteve sempre cheia, tendo contado com a presença de centenas de pessoas, alguns dirigentes associativos, designadamente Constantino Moreira, presidente da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (associação parceira nos eventos culturais da cidade e amiga que tem apoiado alguns dos nossos eventos). Esteve presente o líder da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, bem como o vereador Paulo Esteves Ferreira e o pároco de Ermesinde, Padre Domingos Areais.

    1.º DIA

    foto
    O evento começou com a inauguração da Exposição de trabalhos realizados pelos alunos, ao longo deste ano letivo, nas disciplinas de Pintura, lecionada pelo professor Maciel, de Artes Decorativas, com a professora Orquídea Pinto, e de Rendas e Bordados/Arraiolos orientados pela dupla docente, Lucinda e Manuel Real. Os trabalhos, com uma breve explicação dos respetivos docentes e/ou alunos, estiveram patentes à entrada do Auditório, durante toda a V Semana Aberta e foram elogiados por quem teve a oportunidade de os observar.

    Já dentro do Auditório o presidente da Agorárte/USE, Manuel Dias, deu as boas-vindas a todos, e apresentou, em números, referentes a alunos, professores e disciplinas, o que foi a Universidade Sénior, neste ano letivo que agora oficialmente se encerra, mas que mantém ainda algumas atividades ao longo do mês de julho.

    Os alunos da turma de Francês desta Universidade Sénior, que é lecionada pela professora Maria Helena Fonseca, cantaram e declamaram em língua francesa, o que foi muito apreciado pela audiência.

    Os Jograis do Leça, que é uma valência da Agorárte, coordenada pelo Prof. Manuel Friães, a recordar que a poesia está indelevelmente ligada à fundação desta associação, tiveram uma boa atuação logo no primeiro dia desta Semana Aberta, apresentanto “Todo o Mundo e Ninguém” (extraído do “Auto da Lusitânia” de Gil Vicente), “O Bule” (excerto de Salette Tavares), “Titi Vovô Vovô” (adaptação de João Habitualmente), “O Amor É” (João Habitualmente), “Duas Irmãs Solteironas” (Adília Lopes), “Entre Bic’s” (Joaquim Castro Caldas), “Soneto C/ Iva” (Joaquim Castro Caldas), “Dobrada À Moda do Porto” (Álvaro de Campos) e “As Alunas Das Doroteias” (Natália Correia).

    Seguiu-se a exibição, também bastante apreciada, dos alunos da turma de Tai-chi, orientados pela Prof.ª Lisete Carvalho, tendo tido como convidado especial o mestre Pedro Magalhães (da Associação Gzero Wush).

    Mas o 1.º dia da Semana Aberta da USE não terminou sem que a Luana, a Marta e a Rita, alunas da Kristal, fundadora da 3.ª Essência, Associação Cultural e Artística de Valongo, viessem abrilhantar a Festa com a sua excelente atuação.

    2.º DIA

    foto
    O 2.º dia da Semana Aberta da USE contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira e do Presidente da AACE, Constantino Moreira. Miguel de Oliveira na sua intervenção congratulou-se com este tipo de iniciativas que dão vida à cidade e ocupam ativamente pessoas muito válidas quando terminam a sua vida profissional.

    Foi mais um dia muito preenchido, com a participação da prata da Casa. A turma do ÁgoraTeatro, que tem como encenadora a prof.ª Benvinda Fernandes, trouxe interessantíssimos momentos de boa disposição, mas sobre temas muito pertinentes a apelar à reflexão. Mesmo a rir podem tratar-se assuntos sérios, como se viu na excelente atuação do grupo.

    Seguiu-se o bem conhecido grupo de Danças Tradicionais da USE, liderado pelos professores Adélia Guedes e António Peixoto que dançaram várias modas do seu rico repertório. O Prof. Peixoto, como sempre, para além de identificar as modas dançadas, deixou uma mensagem muito positiva à audiência para que as pessoas que a compõem se mantenham sempre ativas e intervenientes.

    O professor de História Contemporânea, Manuel Dias, lembrou Luís de Camões, dado que este ano se celebra o 5.º centenário do seu nascimento. Falou da sua enorme cultura greco-latina e das influências que a sua obra denota de Homero e Virgílio, na epopeia que escreveu ao longo de década e meia (1556 a 1571) para glorificar os heróis portugueses, como aqueles eternizaram os feitos dos gregos (na Odisseia) e dos romanos (na Eneida). Mas os heróis descendentes dos antigos lusitanos, providos de excelentes capacidades técnicas, de coragem e de inteligência, foram capazes de ultrapassar todas as dificuldades e concretizar os seus objetivos. É isso que sobressai em “Os Lusíadas”, publicados pela 1.ª vez, em 1572, que se compõem de 8816 versos (todos com acento rítmico na 6.ª e 10.ª sílaba), que formam 1102 estrofes, em oitavas decassilábicas (com rima fixa, igual no 1.º, 3.º, e 5.º versos, igual no 2.º 4.º, e 6.º versos, e igual no 7.º e 8.º versos) que dão corpo a 10 cantos. Obra notável foi traduzida em quase todas as línguas.

    O dia chegou ao fim, com a muito aplaudida atuação do simpático grupo das “Adufeiras de Ermesinde”, que, dirigidas pelo Prof. Manuel Friães, interpretaram várias cantigas.

    foto
    3.º DIA

    O último dia foi magnífico a encerrar oficialmente a V Semana Aberta da Universidade Sénior de Ermesinde, com a presença do Vereador Paulo Ferreira, do Presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira, do nosso Pároco, Padre Domingos Areais, do Presidente da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Constantino Moreira, dos nossos dirigentes, alguns professores e alunos, bem como dos grupos convidados vindos das Universidades Amigas: Sénior de Rio Tinto e Rotary de Valongo.

    A Universidade Sénior de Rio Tinto foi o primeiro grupo convidado a atuar, brindando a assistência com as suas Danças de Salão. Seguiu-se um grupo da casa, o “Cante Norte”, na sua versão mista, dirigido pelo Prof. Manuel Friães que interpretou várias cantigas de cante alentejano; e o grupo de Danças Modernas da Universidade Rotary de Valongo, que também evidenciou muito bom nível, na sua exibição.

    A terminar, com “chave d’ouro” o “Cantigas d’Ouvido”, superiormente dirigido pelo Dr. Manuel Friães, para além de várias cantigas interpretadas, fechou com o Hino da Universidade, cantado por todos os presentes. O evento foi encerrado pelo presidente da direção, tendo havido ainda uma intervenção de um representante da Comissão de Alunos. Esta Semana Aberta terminou, como é habitual, com um lanche-convívio, em que todos foram convidados a participar .todos os presentes.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].