Celebrado pela primeira vez o Dia da Paróquia
Este ano e pela primeira vez, o novo pároco de Ermesinde, Padre Domingos Areais, deu início a um evento social, para toda a comunidade ermesindense, denominado Dia da Paróquia de Ermesinde, que fez coincidir com as comemorações do Dia da Cidade, mais concretamente o Dia 13 de julho, em que se evocou o 34.º aniversário da elevação de Ermesinde a cidade.
Esta iniciativa começou ao fim do dia 12 de julho, no Largo da Igreja, com a abertura da Feira das vocações, pelo Padre Domingos Areais, com a presença do presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira e de alguns membros do seu executivo, nomeadamente, Bruno Ascensão (tesoureiro), Manuela Queirós e Esmeralda Carvalho (vogais). Havia também uma “barraquinha” de “comes e bebes” com boas iguarias, que concentrou as atenções dos presentes na hora de jantar.
No final do concerto com a Banda Missio, no Palco do Jardim da Igreja, o pároco falou dos objetivos do “Dia da Paróquia” e Miguel de Oliveira salientou a importância da Paróquia de Ermesinde, a maior da diocese do Porto, e de todas as associações e instituições presentes na Feira das Vocações, pelo papel que desempenham na comunidade.
No dia seguinte, 13 de julho, à tarde prosseguiu o Dia da Paróquia, no Largo da Igreja, com momentos musicais, em simultâneo com os do Dia da Cidade, espalhados por vários palcos, ao redor da Estação. No Largo da Igreja tiveram excelentes atuações, apesar do calor que se fazia sentir, o TocAtocar, coordenado por Carlos Costa, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e os grupos da Universidade Sénior de Ermesinde, Cante Norte, Adufeiras e Cantigas d’Ouvido, todos sob direção artística de Manuel Friães.
O momento mais importante do Dia da Paróquia foi, sem dúvida, a Missa Campal, que teve lugar às 19h, no Largo da Igreja.
Nesta festiva Celebração Eucarística, participou também o Presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira, que fez uma das leituras, e outros elementos do executivo, que já na véspera haviam marcado presença no Dia da Paróquia.
INTERVENÇÃO DO PÁROCO
Na homilia, o Padre Domingos Areais, partindo das leituras do XV Domingo Comum, defendeu um mundo mais solidário e fraterno, bem condizente com as necessidades do nosso tempo, conforme se pode constatar nas passagens seguintes:
«A prosperidade e o bem-estar das classes mais ricas contrastavam, porém, com a miséria de uma parte significativa da população. O sistema de distribuição dos alimentos estava nas mãos de comerciantes sem escrúpulos que, aproveitando o bem-estar económico, especulavam com os preços. Com o aumento dos preços dos bens essenciais, as famílias pobres endividavam-se e acabavam por se ver espoliadas das suas terras em favor dos grandes proprietários. A classe dirigente, rica e poderosa, dominava os tribunais e subornava os juízes, impedindo que o tribunal fizesse justiça aos mais pobres e defendesse os seus direitos. (…) Nada de novo debaixo do Céu, o que era há 2700 anos acontece hoje.»
No momento do ofertório participaram todos os movimentos da Paróquia (e foram muitos), bem como as entidades presentes na primeira Feira das Vocações.
Apesar de não se ter registado uma enchente, provavelmente por falta de suficiente divulgação, acreditamos que é uma excelente iniciativa que, por certo, em próximas edições granjeará maior adesão dos membros da comunidade ermesindense.
|