Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Opinião


Eurodependentes

Os portugueses são os europeus que têm uma imagem mais positiva da União Europeia”. Este foi o resultado do ‘Eurobarómetro’ publicado na semana passada [maio 2024]. Reconhecemos assim o fundamental papel que a União Europeia representa para a melhoria do país e da qualidade de vida de cada um de nós. Há a consciência coletiva de que “Portugal é, em toda a União Europeia (UE), o país que mais depende dos fundos comunitários para investir (88% de todo o investimento público em Portugal advém de fundos comunitários)”.

Em suma, somos ‘eurodependentes’.

Cinco anos da totalidade de impostos arrecadados pelo estado. Este é aproximadamente o montante que a União Europeia destinou a Portugal para o nosso desenvolvimento.

Acessibilidades, agricultura, indústria, formação profissional, educação, modernização das infraestruturas, rodoviárias, ferroviárias. Apenas alguns dos benefícios dos dinheiros europeus.

Apesar das reconhecidas falhas e erros, dos desvios, da corrupção há um resultado muito positivo que é bem visível.

O investimento europeu foi essencial para ultrapassarmos o problema crónico e grave que Portugal tinha quando em 1986 aderiu à então CEE: a altamente deficitária balança comercial. Importávamos muito mais do que exportávamos. Ora, em 2013, com a Troika à perna, o saldo da balança comercial de bens e serviços foi positivo pela primeira vez em 70 anos. Hoje exibimos com orgulho uma balança comercial positiva.

Este ‘milagre’ teria acontecido sem estarmos integrados na União? Claro que não. Todos o sabemos. Mas, justiça seja feita, mostrámos que somos um povo que reconhece esta realidade. Um povo grato, sério e confiável.

Eduardo Costa*

*Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].