Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Opinião


foto
VAMOS FALAR DE ASSOCIATIVISMO (75)

Se…Todo o mundo é composto de mudanças…

Cumpridos que estão dois dos grandes objetivos de trabalho delineados pela Confederação Portuguesa das Coletividades para este ano de 2024, ano do Centenário e mais um ano do Dia Nacional das Coletividades, interessa realçar com algumas palavras para registo futuro das duas ações, as suas comemorações, as quais com certeza marcarão para sempre a vida do movimento associativo nacional.

O Congresso do Centenário realizado em Setúbal a 25 de maio deixou sobretudo uma marca de dignidade com a sua realização, o que só por si prestou um grande tributo a todos os participantes presentes, dirigentes dos Órgãos Sociais, dirigentes associativos de todas as coletividades do país, e a convidados institucionais e particulares, os quais nos presentearam com a sua presença e comunicações, proferindo comunicações diversas, participação no debate e conferência previstos, no convívio saudável entre gente que respira associativismo.

De assinalar 3 acontecimentos importantes, neste Congresso do Centenário e Dia Nacional das Coletividades.

Em primeiro lugar, a homenagem realizada aos 4 ex-Presidentes de Direção ainda presentes na nossa vida, Feliciano David, Alfredo Flores, Artur Martins e Augusto Flor, mas também a Barbosa da Costa, Presidente da Mesa do Congresso, substituído nas suas funções durante este Congresso, todos agraciados como “Associados Honoríficos” da CPCCRD.

A comunicação final do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em que homenageou o atual Presidente da Confederação, João Bernardino, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito. Atitude em que todo o movimento associativo se deve sentir homenageado.

GALERIA DOS PRESIDENTES COM A PRESENÇA DE DR. MANUEL MOREIRA E DO DR. AUGUSTO FLOR
GALERIA DOS PRESIDENTES COM A PRESENÇA DE DR. MANUEL MOREIRA E DO DR. AUGUSTO FLOR
Em segundo lugar, na semana seguinte, dia 1 de junho, procedeu-se à comemoração do Dia Nacional das Coletividades, realizado na sede nacional, que por sua vez assinalou uma outra homenagem, a todos os Presidentes da CPCCRD durante o período dos 100 anos comemorados.

Foram 17 Presidentes que, cada um a seu tempo, com dificuldades diferenciadas, contaram ao longo do seu trajeto de vida associativa, com centenas de Dirigentes e milhares de associados que os acompanharam nos respetivos órgãos sociais, os quais todos juntos nos transportaram em permanência a um caminho com futuro, numa oferta de trabalho voluntário, benévolo e solidário a milhões de cidadãos ao longo de 100 anos.

Tal homenagem ficou plasmada na “Galeria dos Presidentes”, com a fotografia de cada um dos 17 Presidentes.

E em terceiro lugar, e para finalizar, foi assinalada a entrada em funcionamento do programa Pessoas 2030, o qual marca uma etapa muito importante no futuro formativo da Confederação, oferecido aos nossos dirigentes associativos.

…NÓS POR CÁ…

Aconteceu no dia 8 de junho a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da Associação das Coletividades do Concelho de Valongo, realizada no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde.

Numa iniciativa para a qual foram convidadas todas as Coletividades, filiadas e não filiadas, do Concelho de Valongo, todas as Estruturas Associativas do Distrito, e Academia das Coletividades, coube a Manuel Moreira, Presidente da Mesa do Congresso, falar em nome da CPCCRD, que se fez representar por mais dois dirigentes nacionais, Adelino Soares e José Maria Silva.

Foram também convidados todos os Presidentes das autarquias do Concelho, fazendo-se representar a CM e AM de Valongo e a JF de Ermesinde.

Numa cerimónia animada com a atuação de grupos de bombos, de expressão poética e musical, apresentada por dois jovens, precedida e finalizada com um convívio, o qual contou com ofertas de empresas da região, perspetivou uma imagem positiva para o futuro da ACCV.

Novos Órgãos Sociais, que a Confederação Portuguesa das Coletividades saúda, salientando o facto de, a um novo e jovem Presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos, recentemente eleito (13 de janeiro), se juntar agora uma outra jovem dirigente na Presidência da ACC de Valongo, o que revela reais possibilidades de renovações de responsabilidades na direção das nossas Estruturas Associativas, evidenciando estar a atravessar-se um ano francamente promissor, quanto a novas responsabilizações no dirigismo associativo do Distrito.

…MUDAN-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES!

É fundamental que seja este o caminho que

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

Adelino Soares*

* CPCCRD

 

Outras Notícias

· Eurodependentes

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].