Moções do PAN sobre parque canino e colaboração do CROA com voluntários aprovadas na Assembleia Municipal de Valongo
Valongo, 1 de maio de 2024 – Na última Assembleia Municipal de Valongo foram aprovadas duas moções apresentadas pelo PAN sobre a criação de um parque canino em zonas urbanas, com realce para Ermesinde e Valongo, e outra sobre a colaboração do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Valongo com voluntários que ajudem na triagem e tratamento dos animais.
O membro do Grupo Municipal do PAN, Vítor Parati, interpelou que “considerando o comportamento natural dos animais e o uso obrigatório de trela e/ou açaime, a existência de parques caninos possibilita aos cães expressarem os seus comportamentos naturais de forma livre, sem recurso a estes suportes restritivos”. Sobre a colaboração do CROA com voluntários foi referido que “estas parcerias permitem não só proporcionar uma maior qualidade de vida aos animais alojados nos centros, reduzindo o stress associado ao confinamento, proporcionando-lhes cuidados mais próximos, passeios no exterior e mais contacto com pessoas e outros animais, mas também aproximar o Centro de Recolha da população e criar assim uma maior taxa de adoções e uma maior compreensão do trabalho desenvolvido pelos serviços”. Estas moções foram aprovadas por maioria.
Entre as medidas propostas inclui-se a requalificação de espaços urbanos abandonados para a construção do parque canino, plantação de arvoredo autóctone e a colaboração com voluntários que exerçam funções de triagem dos animais, transporte para unidades de saúde veterinária e tratamento dos animais do CROA.
Também nesta Assembleia Municipal o PAN apresentou uma moção sobre a criação de um parque de matilhas, que foi rejeitada pela maioria, com a justificação da experiência de Matosinhos e os requisitos propostos.
Concelhia de Valongo do PAN
|