Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2024

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    ÁgoraTeatro apresenta: Milagre no Convento de Santa Maria-Joana

    foto
    Integrado na Mostra de Teatro Amador de Valongo, o grupo ÁgoraTeatro, da Universidade Sénior de Ermesinde, dirigido pela Professora Benvinda Moreira, levou ao palco da Sala das Artes do Fórum Cultural Vallis Longus (em Valongo), a peça “Milagre no Convento de Santa Maria-Joana”, nos passados dias 11 e 12 de maio, às 21h30 e 16 h, respetivamente.

    Com a sala muito bem composta, nas duas sessões, por quem gosta de teatro, os doze atores e atrizes que deram corpo à história saíram-se muito bem e, por isso, foram muito justamente aplaudidos pelos espetadores. Efetivamente, tanto no dia da estreia, como no dia da reposição, esta comédia foi muito bem interpretada pelo grupo ÁgoraTeatro da Universidade Sénior de Ermesinde, que prendeu o público do primeiro ao último minuto. Na estreia, a representar a Câmara Municipal, estiveram Carla Pinto e Ana Rita; no dia seguinte, também assistiu ao “Milagre no Convento de Santa Maria-Joana” o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, que, no final, deu os parabéns ao grupo.

    A história apresentada passava-se numa loja conventual cujas vendas serviam para financiar as obras das irmãs ervanárias, em torno do famoso elixir de Santa Maria-Joana que, entretanto, havia perdido quase todo o seu esplendor de outrora, a ponto de pôr em risco a economia desta peculiar comunidade religiosa. Felizmente, surgem duas irmãs noviças que conseguem, com a anuência da Madre Superiora e a colaboração de uma enigmática traficante, renovar a fórmula do elixir com a introdução de uma erva misteriosa na sua preparação. O sucesso espetacular do novo elixir acabaria por dar muito que falar… acabando por envolver até o comissário da polícia local. Mas as irmãs conseguiram sair airosamente de uma situação complexa e difícil. Foi este o último milagre de Santa Maria-Joana.

    Ficha artística da peça. Título: Milagre no convento de Santa Maria-Joana. Autor do texto original: Jean Pierre Martinez. Tradutor: João Bartolomeu Amorim. Adaptador/Dramaturgia/Encenador/Coreografia/Caracterização: Benvinda Moreira. Cenografia/Figurinos: todo o elenco. Vídeo/Música/Luminotecnia: Filipe Cerqueira. Elenco: Personagens/Intérpretes: Madre Superiora/Etelvina Gonçalves; Irmã Prudência/Fátima Saavedra; Irmã Maria/Alberta Alves; Irmã Inês/Maria José Cerqueira; Irmã Ana/Lucinda Real; Teresa/Elisabete Castro; Bernardo/Jorge Marques; Vitorina/Conceição Veloso; António / Arlindo Ramalho; Sam/Felisberto Nogueira; Traficante/Teresa Oliveira; Polícia/ João Ferreira.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].