Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2024

    SECÇÃO: Local


    NFECTION – DEMOCRACIA ATIVA

    Intercâmbio multicultural na Roménia ao abrigo do programa Erasmus+

    foto
    O Eurodesk do Centro Social de Ermesinde, foi parceiro de um projeto relacionado com a participação democrática dos jovens na vida comunitária. Foi um projeto de mobilidade internacional, multicultural, apoiado pelo programa Erasmus+, com parceiros da Roménia, país da acolhimento, da Geórgia e da Arménia, no passado mês, entre os dias 15 e 23 de abril.

    Um intercâmbio feito de vivências, que queremos trazer na primeira pessoa, através dos testemunhos dos jovens:

    «A viagem até à Roménia foi longa, ainda passámos por Budapeste, explorámos a cidade e a vida noturna, que por sinal é bem agitada! A caminho para a Roménia, na viagem de comboio, fomos parados pela polícia romena duas vezes. A “ficha começou a cair”, estávamos prestes a iniciar esta aventura de quase 10 dias ou seria que não? Passou-nos por momentos pela cabeça. Era só rotina…

    A viagem até ao local onde ficámos foi uma descoberta, passámos pela cidade, mas foi apenas por segundos, começámos a afastar-nos e a subir colinas estampadas de verde. A viagem demorou 30 minutos e só se viam campos e animais por todo lado. O ambiente era rural.

    Chegados, o dia já ia longo, ficámos alojados em cabanas de madeira. Foi um pouco estranho para o primeiro dia: a integração e conhecer todo o grupo (…) por sorteio ficámos a ser a equipa dos pig’s (porquinhos), e o tema deste projeto começou a ser explorado: overtone window e (im)possible, abriram as hostes para a criação de um poster com a nossa perceção sobre os conceitos da democracia. Partilhar experiências com diferentes culturas e pontos de vista tão variados, é uma das partes mais gratificantes do intercâmbio. Perceber o outro, como agem com o “desconhecido” e saber mais sobre cada cultura, foi um crescimento que realizámos ao longo de 10 dias de intensas emoções. Simultaneamente, dar a conhecer o nosso país, é algo muito bom, pois permitiu-nos também redescobrirmos mais um pouco. Foi por isso uma experiência extraordinária em todos os sentidos, pelo crescimento pessoal que promoveu, pelas partilhas, pelas aprendizagens, pelo convívio e pelas amizades que ficaram».

    «A descoberta de novas perspetivas sobre a democracia e de como a devemos exercer, permitiu-nos o desenvolvimento de novas habilidades sociais, como a escuta e compreender o lugar do outro. A interação com pessoas de diferentes culturas e a imersão num ambiente tão diversificado expandiu os nossos horizontes e enriqueceu a nossa visão do mundo. Um intercâmbio de 10 dias permite-nos explorar formas de estar, vivenciando-as no limite. Foram várias as atividades relacionadas com a democracia, que em simultâneo nos proporcionaram mergulhar nas culturas e em estilos de vida completamente diferentes».

    «Toda a minha visão sobre a Europa foi enriquecida com as diferenças culturais, tornando possível qualquer ideia que faço agora de um território mais amplo que a nossa portugalidade». «A minha experiência de Erasmus na Roménia foi uma jornada incrível que nunca esquecerei».

    Num ano em que se comemora os 50 anos de democracia em Portugal, abordar a democracia num território tão diversificado culturalmente, na perspetiva da construção conjunta, é não só urgente como necessária promover na formação dos jovens por um futuro mais informado e participativo.

    Este projeto teve a particularidade de desenvolver um conjunto de dinâmicas performativas com os grupos de jovens, simulando entre os extremos da organização social e política e o processo inacabado a que chamamos de democracia. Uma experiência intimista e refletida que levou os jovens a consciencializarem-se sobre os impactos que as suas escolhas têm para as suas vidas e para o bem-comum.

    Eurodesk do Centro Social de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].