Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2024

    SECÇÃO: Local


    GRANDE JORNADA DE FÉ EM ERMESINDE

    Milhares de crentes integraram-se nas procissões de velas à Senhora de Fátima

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Milhares de pessoas participaram na grande cerimónia de culto mariano que se viveu mais uma vez em Ermesinde, ao final do dia 12 de maio último.

    Entre as 21 e as 23 horas, um mar de gente peregrinou até ao Largo da Igreja Matriz de Ermesinde. A PSP e os Escuteiros conseguiram condicionar de forma harmoniosa o tráfego dos transportes públicos com o movimento de tantos crentes que acompanharam as Imagens da Virgem de Fátima, que vieram de todas as zonas residenciais desta cidade: da Bela, do Bom Pastor, dos Montes da Costa, da Formiga (Santa Rita), da Gandra, das Saibreiras, de Sampaio e de Sonhos. Muitos milhares de ermesindenses tomaram parte nestas Procissões Marianas, que constituem, provavelmente, o maior ajuntamento e manifestação de fé do povo de Ermesinde.

    Presidiu à grandiosa cerimónia religiosa o nosso Pároco, Reverendo Domingos Areais. Enquanto se aguardava pela chegada das oito Imagens de Maria, que concretizaram de forma espetacular a “Vigília Mariana da Luz”, desde o palco, previamente instalado no local e tornado o Altar da celebração, começou a oração do terço, com a presença de dois sacerdotes, dos diáconos, do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, e do vereador da Câmara Municipal de Valongo, Paulo Ferreira.

    As oito imagens de Nossa Senhora de Fátima foram chegando em procissão, patenteando grande criatividade dos seus autores, e a multidão ia engrossando, bem como o número de belas acesas, dando à multidão assim reunida um efeito visual com grande impacto em todos.

    foto
    E foi assim, com aquele espaço totalmente cheio de pessoas e de luz que o Pároco, e toda a comunidade religiosa da cidade, rezou à Virgem Maria, Rainha de Portugal pela Paz no Mundo, pela solidariedade e pela fraternidade entre todos, mais necessária nos momentos difíceis como o é atual, com tantas guerras pelo mundo fora.

    No final da cerimónia mariana, certamente uma das maiores em Portugal, a seguir à de Fátima, e com ocorrência naquele mesmo dia e hora, esta cidade foi, pelo presidente da celebração, Padre Domingos Areais, consagrada à proteção de Maria.

    Da homilia proferida pelo celebrante destacamos as seguintes passagens:

    «Temos Mãe! Temos Maria, a nossa querida Mãe do Céu!

    (…) Nestes tempos conturbados de ateísmo e de guerras sem fim, eis que temos uma Mãe, que vem consolar e confortar os seus filhos, que somos todos nós, que sofremos neste vale de lágrimas, que é o mundo de guerras aos pedaços, de corrupção sem fim, de tragédias e mudanças climáticas, de polarizações e fragmentos. Aí está a Mãe de Jesus, que Ele ao pé da cruz nos deu como nossa Mãe, Mãe da Igreja: “Mulher, eis o teu filho. Filho, eis a tua Mãe”. Aí está ela. Não estamos órfãos: Temos Mãe!

    (…) Mãe para nos ensinar a dizer sempre SIM ao Pai como ela o disse em Nazaré, jovenzinha ainda e inundada de lágrimas ao pé da Cruz do seu Amado Filho, Jesus!

    Aí está ela, em Fátima para confortar os pastorinhos e a humanidade que chorava as catástrofes da 1.ª Guerra Mundial. Aí está ela diante de nós, hoje, como Mãe terna e carinhosa! Hoje e sempre nos acompanha como sinal grandioso de Esperança para que possamos alcançar a outra margem da vida e para nos ensinar a dizer SIM e a viver a nossa vida de peregrinos sobre a Terra com ideais e projetos. Olhando para ela, Branca Senhora, a nossa vida transfigura-se e enche-se de Fé, Esperança e Caridade!

    (…) Em ti, hoje, nascemos de novo e se renova a nossa esperança e vida. És a alegria e a esperança do povo da nossa cidade e do mundo inteiro. Em ti, confiamos, Maria, e sabemos que nunca nos abandonarás! Por isso, queremos, hoje e sempre, cada um de nós quer renovar a sua consagração a ti e todos a nossa cidade de Ermesinde para que possamos viver na Paz que o Teu Amado Filho Jesus trouxe ao mundo e que passa pelo perdão e pela reconciliação. (…)»

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].