GRANDE JORNADA DE FÉ EM ERMESINDE
Milhares de crentes integraram-se nas procissões de velas à Senhora de Fátima
|
Fotos MANUEL VALDREZ |
Milhares de pessoas participaram na grande cerimónia de culto mariano que se viveu mais uma vez em Ermesinde, ao final do dia 12 de maio último.
Entre as 21 e as 23 horas, um mar de gente peregrinou até ao Largo da Igreja Matriz de Ermesinde. A PSP e os Escuteiros conseguiram condicionar de forma harmoniosa o tráfego dos transportes públicos com o movimento de tantos crentes que acompanharam as Imagens da Virgem de Fátima, que vieram de todas as zonas residenciais desta cidade: da Bela, do Bom Pastor, dos Montes da Costa, da Formiga (Santa Rita), da Gandra, das Saibreiras, de Sampaio e de Sonhos. Muitos milhares de ermesindenses tomaram parte nestas Procissões Marianas, que constituem, provavelmente, o maior ajuntamento e manifestação de fé do povo de Ermesinde.
Presidiu à grandiosa cerimónia religiosa o nosso Pároco, Reverendo Domingos Areais. Enquanto se aguardava pela chegada das oito Imagens de Maria, que concretizaram de forma espetacular a “Vigília Mariana da Luz”, desde o palco, previamente instalado no local e tornado o Altar da celebração, começou a oração do terço, com a presença de dois sacerdotes, dos diáconos, do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, e do vereador da Câmara Municipal de Valongo, Paulo Ferreira.
As oito imagens de Nossa Senhora de Fátima foram chegando em procissão, patenteando grande criatividade dos seus autores, e a multidão ia engrossando, bem como o número de belas acesas, dando à multidão assim reunida um efeito visual com grande impacto em todos.
E foi assim, com aquele espaço totalmente cheio de pessoas e de luz que o Pároco, e toda a comunidade religiosa da cidade, rezou à Virgem Maria, Rainha de Portugal pela Paz no Mundo, pela solidariedade e pela fraternidade entre todos, mais necessária nos momentos difíceis como o é atual, com tantas guerras pelo mundo fora.
No final da cerimónia mariana, certamente uma das maiores em Portugal, a seguir à de Fátima, e com ocorrência naquele mesmo dia e hora, esta cidade foi, pelo presidente da celebração, Padre Domingos Areais, consagrada à proteção de Maria.
Da homilia proferida pelo celebrante destacamos as seguintes passagens:
«Temos Mãe! Temos Maria, a nossa querida Mãe do Céu!
(…) Nestes tempos conturbados de ateísmo e de guerras sem fim, eis que temos uma Mãe, que vem consolar e confortar os seus filhos, que somos todos nós, que sofremos neste vale de lágrimas, que é o mundo de guerras aos pedaços, de corrupção sem fim, de tragédias e mudanças climáticas, de polarizações e fragmentos. Aí está a Mãe de Jesus, que Ele ao pé da cruz nos deu como nossa Mãe, Mãe da Igreja: “Mulher, eis o teu filho. Filho, eis a tua Mãe”. Aí está ela. Não estamos órfãos: Temos Mãe!
(…) Mãe para nos ensinar a dizer sempre SIM ao Pai como ela o disse em Nazaré, jovenzinha ainda e inundada de lágrimas ao pé da Cruz do seu Amado Filho, Jesus!
Aí está ela, em Fátima para confortar os pastorinhos e a humanidade que chorava as catástrofes da 1.ª Guerra Mundial. Aí está ela diante de nós, hoje, como Mãe terna e carinhosa! Hoje e sempre nos acompanha como sinal grandioso de Esperança para que possamos alcançar a outra margem da vida e para nos ensinar a dizer SIM e a viver a nossa vida de peregrinos sobre a Terra com ideais e projetos. Olhando para ela, Branca Senhora, a nossa vida transfigura-se e enche-se de Fé, Esperança e Caridade!
(…) Em ti, hoje, nascemos de novo e se renova a nossa esperança e vida. És a alegria e a esperança do povo da nossa cidade e do mundo inteiro. Em ti, confiamos, Maria, e sabemos que nunca nos abandonarás! Por isso, queremos, hoje e sempre, cada um de nós quer renovar a sua consagração a ti e todos a nossa cidade de Ermesinde para que possamos viver na Paz que o Teu Amado Filho Jesus trouxe ao mundo e que passa pelo perdão e pela reconciliação. (…)»
|