Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2024

    SECÇÃO: Educação


    Três turmas de escolas do Concelho de Valongo vencem Olimpíadas de Educação Financeira

    As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “No Poupar Está o Ganho” premiaram neste mês de maio três turmas do concelho de Valongo, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira.

    ESCOLA DA BOAVISTA VENCEU O CONCURSO A NÍVEL NACIONAL E MUNICIPAL
    ESCOLA DA BOAVISTA VENCEU O CONCURSO A NÍVEL NACIONAL E MUNICIPAL
    No 1.º ciclo, a turma 4.º AB da Escola Básica de Boavista (da freguesia de Valongo) sagrou-se vencedora municipal, por ter alcançado o melhor resultado do seu escalão neste concelho. Mais do que isso, esta turma foi ainda premiada como vencedora nacional, por ter obtido a melhor pontuação dos 3.º/ 4.º anos em todo o país. Este resultado mereceu toda a atenção da Fundação António Cupertino de Miranda e da Câmara Municipal de Valongo, que se deslocaram à citada escola e entregaram o troféu e respetivos prémios aos vencedores, sendo que a representação camarária esteve a cargo do vereador da Educação, Orlando Rodrigues.

    No 3.º ciclo, a turma 7.º B da Escola Básica D. António Ferreira Gomes (de Ermesinde), e no secundário uma turma do 10.º ano da Escola Secundária de Valongo, sagraram-se vencedoras municipais por terem alcançado os melhores resultados nos seus escalões neste concelho.

    Os alunos provaram os seus conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros (meios de pagamento, contas bancárias, empréstimos, seguros). Juntaram-se ainda temáticas como ética, direitos e deveres do consumidor e economia circular. A poupança é também um assunto central na iniciativa, por ser prioritário para as famílias perante o cenário económico nacional.

    Para além de integrarem o quiz das Olimpíadas de Educação Financeira, todos estes temas são abordados ao longo do ano letivo, no decorrer do projeto “No Poupar Está o Ganho”, que é implementado em escolas do Concelho de Valongo através de uma parceria com a Câmara Municipal.

    O projeto de educação financeira proporciona aos alunos conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem à aprendizagem de forma prática e lúdica. Já aos professores que participam com as suas turmas no “No Poupar Está o Ganho”, é garantida formação e acompanhamento contínuo, para que consigam facilmente integrar a literacia financeira (obrigatória no Ensino Básico) nos seus planos de aula.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].