NOTÍCIAS DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
USE esteve presente no Festival Multicultural da Escola D. António Ferreira Gomes
No passado dia 27 de março, a Escola D. António Ferreira Gomes, à Travagem, celebrou o Dia do Agrupamento, com uma iniciativa muito especial, evocando as 12 nacionalidades dos alunos que frequentam aquele estabelecimento de ensino.
A Agorárte - associação cultural e artística / Universidade Sénior de Ermesinde foi convidada a participar, e o convite foi aceite, tendo atuado no evento, o Grupo de Danças Tradicionais da USE, coordenado pela dupla docente, António Peixoto e Adélia Guedes.
O evento, que foi denominado “Festival Multicultural”, evidencia a forma como as culturas dos outros povos que convivem connosco devem ser respeitadas e reconhecidas porque elas representam um enriquecimento cultural e assim se deve proceder quando se vive em plena democracia.
O nosso grupo de Danças Tradicionais começou por fazer a visita à Exposição de imagens, fotos e livros, onde se apresentavam as várias religiões das 11 nacionalidades diferentes da portuguesa, tais como a hindu, a islâmica, a ortodoxa e a católica. No recinto estavam várias bancas, onde se podiam admirar diversas peças de arte das várias culturas e produtos de uma diversificada gastronomia, em representação dos diversos países.
Este festival tinha a representação de cada um dos países de origem dos alunos que ali frequentam o presente ano letivo: Portugal, Moçambique, Brasil, Cuba, Ucrânia, Venezuela, Índia, Angola, Cabo Verde, Nepal, França e Síria.
Atuaram vários grupos de danças e cantares que representavam a cultura musical e artística desses países.
O Grupo de Danças Tradicionais da USE, como já é habitual trouxe grande animação ao evento e fez uma atuação que muito agradou aos presentes.
|