Sarau Cultural na Escola de S. Lourenço “Festejar Abril - 50 anos de Liberdade”
No passado dia 19 de abril de 2024, à noite, na escola sede do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, decorreu um interessantíssimo Sarau Cultural organizado pelas responsáveis pela Biblioteca daquele Agrupamento (Conceição Ferreira e Margarida Lucas) que, assim, festejou, de forma efusiva, os 50 anos de Liberdade que o 25 de Abril de 1974 nos trouxe.
No início do Sarau – a que assistiram muitas pessoas da comunidade educativa, direção do Agrupamento, alunos, professores, pais e bastantes convidados, entre os quais, o vereador da educação, Orlando Rodrigues, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, bem como outros elementos do seu executivo, representantes da Biblioteca Municipal, diretor de “A Voz de Ermesinde”, a vice-presidente da Agorárte e, entre outros, os Jograis do Leça, da Agorárte, que encerraram o espetáculo – usaram da palavra Conceição Ferreira, coordenadora da equipa da Biblioteca Escolar e José Miguel Marques, diretor do Agrupamento, para a explicarem a razão de ser do evento e os seus protagonistas.
Depois o Programa, sempre bem apresentado por uma dupla de alunos daquele estabelecimento de ensino, desfilou no palco, intercalado por longos e merecidos aplausos. Desde os meninos do 2.º ano das Escolas do Carvalhal e de Mirante de Sonhos, até aos alunos que frequentam a Escola Básica de S. Lourenço, passando por todos os anos de escolaridade e por todos os estabelecimentos do Agrupamento, poemas, coreografias, danças e cantigas de Abril, ouviram-se com encanto, evidenciando que o espírito da última revolução portuguesa está, por força das aprendizagens concretizadas na escola, enraizado nas mentes daqueles alunos, como algo de muito bom, que nos trouxe Liberdade, mais Igualdade, mais Justiça, numa palavra, Democracia.
Poemas como “A Pedra Filosofal”, “O Dia da Liberdade”, “O Futuro”, “Do Escuro à luz da Liberdade”, “A Liberdade”, “A Liberdade o que é”, “Dia da Liberdade“, “Bandeira da Liberdade”, “Eu sou português aqui”, e poetas do calibre de Manuel Freire, José Jorge Letria, Ary dos Santos e, entre outros, José Fanha, foram ouvidos com muita alegria, assim como as populares canções “Somos Livres”, “Vejam bem”, “Resposta”, “Grândola Vila Morena”, não podendo esquecer a muito agradável medley de “Canções de Liberdade” interpretada pelos alunos do 5.º B da Escola S. Lourenço, orientados pela docente Goreti Silva.
|
Ponto alto deste Sarau Cultural, foi a entrega dos Prémios de Ilustração: a Gabriela Ribeiro, (1.º Prémio), a Ana Sofia Cardoso (2.º Prémio), a Mafalda Barros (3.º Prémio), a Rita Santos e a Beatriz Sousa (4.º Prémio) – todas alunas do 9.º ano. Foram entregues, igualmente, os Prémios de Escrita Criativa: o do 1.º Escalão (alunos do 4.º ano de escolaridade) a Carolina Cunha, do 1.º ciclo (E.B das Saibreiras); o 2.º Escalão (alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade;) a Benedita Lobo, do 2.º ciclo (E.B de S. Lourenço); o do 3.º Escalão (alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade) a Mariana Damião, do 3.º ciclo (E.B de S. Lourenço); e o do 4.º Escalão (docentes, pais/encarregados de educação, assistentes operacionais, assistentes técnicos, outros elementos da comunidade) à terapeuta, Filipa Branco.
“Festejar Abril - 50 anos de Liberdade” o excelente espetáculo evocativo do cinquentenário da Revolução dos Cravos do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço terminou com a participação do grupo convidado, os “Jograis do Leça”, coordenados por Manuel Friães, que interpretaram de uma forma muito genuína poemas e canções sobre a Liberdade.
Intervieram, no final, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, e o vereador da educação, Orlando Rodrigues, que felicitaram todos os protagonistas, pela forma empenhada como se dedicaram à evocação dos 50 anos de 25 de Abril, que significou Igualdade, Democracia e Liberdade.
.
|