Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Opinião


Imigrantes: Uma solução?

Portugal é o melhor país da Europa e 2º melhor do mundo para gozar a reforma”. Quem o diz são grandes investidores do imobiliário. Portugal tem “potencial para se tornar a “Flórida da Europa” para os reformados. O clima, a qualidade de vida, a segurança, o baixo custo de vida e a gastronomia, aliados a um bom sistema de saúde privado”.

De há muito que Portugal é preferido por muitos aposentados do centro da Europa. Mas, isso também nos traz preocupações a nível demográfico.

De acordo com dados do Eurostat, a população portuguesa é a que está a envelhecer a um ritmo mais acelerado entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE).

Para minorar essa realidade, estão os imigrantes que escolhem Portugal para viver e trabalhar que nos podem a ajudar nesse equilíbrio. “Os imigrantes têm uma estrutura etária mais jovem”, o que pode “alterar a dinâmica populacional, que está vincada pelo envelhecimento demográfico”, diz o Banco de Portugal. “A consistência de um saldo migratório positivo vai favorecer o equilíbrio do mercado de trabalho e da despesa pública. Sem os imigrantes, alguns setores económicos entrariam em colapso”, considera o Observatório das Migrações. Também nas contas públicas, os imigrantes estão a dar uma ajuda. Deram à Segurança Social sete vezes mais do que receberam. Um saldo positivo de 1.604,2 milhões de euros.

Conclusão: precisamos de imigrantes! São bem-vindos. Somos uma sociedade tolerante e que sabe integrar estrangeiros de qualquer etnia. “Este é um bom país”, dizem ucranianos que chegaram por causa da guerra. “As pessoas são simpáticas, tolerantes e nunca agressivas”. Somos nós, os portugueses, com orgulho!

Eduardo Costa*

*Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].