Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Saúde


foto
UMA QUESTÃO DE SAÚDE
foto

Síndrome de burnout: Sabe o que é?

De certeza que já ouviu falar de burnout ou que já soube de alguém que se ausentou do trabalho porque “estava em burnout”. Mas afinal o que significa?

Em tradução literal do inglês para a língua portuguesa, burnout significa “combustão completa”, ou seja, “queimar até ao fim”. Neste contexto, este termo é equivalente a esgotamento, que tanto pode ser físico como psicológico. Embora a definição de síndrome de burnout tenha vindo a sofrer alterações ao longo do tempo, esta é, geralmente, classificada como uma resposta patológica complexa, causada pelo stress laboral crónico.

Há vários fatores que podem estar na origem do burnout. Grande competitividade, sobrecarga de tarefas, horários de trabalho exigentes, atividade intensa e/ou sujeita a riscos, falta de apoio entre pares e desorganização, são alguns dos muitos fatores que podem propiciar o aparecimento desta síndrome. Fatores de ordem pessoal também podem ter influência.

A sintomatologia que costuma estar presente na síndrome de burnout é diversa e pode atingir múltiplas áreas. Deixamos aqui alguns exemplos:

- A nível físico: fadiga constante, alterações do apetite, problemas gastrointestinais, palpitações, falta de ar;

- Na esfera afetiva/emocional: tristeza, irritabilidade, apatia, ansiedade, preocupação excessiva;

- Na parte cognitiva: dificuldades de concentração, falhas de memória, lentificação na realização das tarefas, dificuldade em gerir imprevistos;

- A nível comportamental: impulsividade, agressividade, evitamento, isolamento social, abuso de substâncias (álcool, medicamentos, drogas);

- No contexto social: menor empatia, relações mais distantes, menor convívio com família e amigos, problemas relacionais;

foto
- Em relação ao trabalho: pensamentos negativos constantes, menor entusiasmo, desmotivação, aumento dos erros, atrasos, faltas, menor eficácia e produtividade. De salientar que, em muitos casos, o trabalhador pode ter alto rendimento e apresentar os melhores resultados, mas à custa da sua saúde mental e, até, física.

Atendendo aos múltiplos fatores e sintomas envolvidos na síndrome do burnout, o tratamento exige uma abordagem integrada, que tenha em consideração as necessidades de cada indivíduo e as condições de trabalho existentes. Em algumas situações mais graves, o afastamento temporário do ambiente laboral é essencial para uma evolução favorável. Dentro do contexto do trabalho, promover um ambiente saudável e equilibrado e melhorar as condições para os trabalhadores torna-se crucial. Por outro lado, a nível individual, é muito importante tratar a sintomatologia, reforçar as estratégias de gestão do stress e reestruturar a parte emocional e cognitiva. A psicoterapia é uma parte fundamental no

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

*Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos

*Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Darque - Unidade Local de Saúde do Alto Minho

 

Outras Notícias

· Dormir bem, envelhecer melhor

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].