Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Cultura


Fátima Perestrelo lança “Adelina – Uma família de ilhéus”

Foto MANUEL VALDREZ
Foto MANUEL VALDREZ
Março foi um mês que ficou marcado pela apresentação de obras literárias de autores da nossa cidade. No dia 23 de março foi a vez da autora Fátima Perestrelo apresentar o seu romance “Adelina – Uma família de ilhéus”. Apresentação essa que teve lugar no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde.

Maria de Fátima de Perestrelo Gomes Barreiro Pinto, o nome completo da autora, é natural da Madeira, mas desde 1976 que escolheu Ermesinde como a sua segunda terra. Aqui, foi professora do 1.º ciclo das escolas da Bela e do Carvalhal.

“Adelina – Uma família de ilhéus”, conta a história de Adelina e João, que em fevereiro de 1913 têm um encontro inesperado que irá mudar as suas vidas. «Sabendo por experiência a carestia em que vivem mergulhadas as famílias dos pescadores, ela aceita casar-se com ele mediante uma condição, no seu pensamento um futuro diferente para os filhos de ambos. Pobre e analfabeta, mas determinada. Adelina não esmorece diante da obtenção dos seus propósitos. Porém, o mundo de Adelina desaba por completo diante da morte repentina do marido, o ganha pão da família, o fiador dos seus sonhos. Será ela capaz de se reerguer, vencer os estigmas da pobreza, do analfabetismo, da viuvez? Até onde irá a sua capacidade de sacrifício? E que segredo lhe pesará a alma até à hora da sua morte», assim reza a sinopse desta obra.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].