Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Desporto


FUTEBOL

Março confirmou o adeus à hipótese da subida de divisão

Fotos MANUEL VALDREZ
Fotos MANUEL VALDREZ
A principal equipa do Ermesinde 1936 dissipou neste mês as esperanças em poder disputar a subida aos campeonatos nacionais de futebol da próxima temporada. Com uma vitória conquistada, dois empates consentidos, e uma derrota averbada, a turma de Sonhos disse matematicamente “adeus” à possibilidade de alcançar um dos dois primeiros lugares da Série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto e dessa forma disputar a fase de apuramento de subida ao Campeonato de Portugal. Em termos mais precisos, e quando faltam disputar duas jornadas nesta Divisão de Elite, os ermesindistas ocupam a 5.ª posição, com 47 pontos, a nove pontos do segundo colocado, o Alpendorada, precisamente a equipa que derrotou o Ermesinde 1936 no passado dia 24 de março, em partida da 28.ª jornada da referida competição. No concelho do Marco de Canavezes um tento solitário de Arthur, em cima do intervalo (minuto 43), ditou a derrota (1-0) do conjunto da nossa cidade, e acalentou o sonho dos marcoenses em subir de escalão, atendendo ao facto que beneficiaram da derrota do Vilarinho para subir ao 2.º lugar desta Série 2, a qual há muito foi conquistada pelo Aliança de Gandra (que soma por esta altura 70 pontos).

No Marco de Canavezes as equipas alinharam da seguinte forma: Alpendorada: Postiga, Coronas, André, Moreira, Xandão, Arthur, João, Pedro Alex, Silva, Prince (Edu, 62), Mário Correia (Garcês, 72) e Fábio (César, 84). Treinador: Calica.

Ermesinde 1936: Brandão, Carlitos (Duarte, 81), Marcelo (João Dias, 62), Pedro Castro, Cláudio Lopes, Tomás, Romário, Luís Costa (Edgar, 70), Diogo Cunha (David, 81), Herdeiro (Titi, 81) e Bruno Silva. Treinador: Vítor Leal.

DÉRBI REPLETO DE GOLOS

Na semana anterior, mais concretamente no dia 17 de março, houve dérbi concelhio no Estádio de Sonhos. O Sobrado, orientado tecnicamente pelo antigo treinador do Ermesinde 1936, Jorge Lopes, visitou a nossa cidade para aqui lutar pelos três pontos que estavam em jogo na 27.ª jornada. Partida (nas imagens) que teve meia dúzia de golos, três para cada lado. Logo no primeiro minuto, o Sobrado aproximou-se com perigo da baliza à guarda de Brandão, num lance protagonizado por Danny e Gonçalo Vale. A primeira jogada perigosa do Ermesinde 1936 ocorreu ao minuto 20, com defesa difícil de Sérgio Carneiro. A cinco minutos do intervalo, Herdeiro concluiu da melhor maneira um ataque da sua equipa que resultou no primeiro golo da partida. No segundo tempo, uma mão cheia de golos: o primeiro resultou no tento do empate, com Danny a isolar-se e a bater Brandão; e, 11 minutos depois, o mesmo jogador pôs a sua equipa a ganhar. O Ermesinde 1936 reagiu e aos 73 minutos Cláudio Lopes, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, repôs o empate, para dois minutos depois colocar os anfitriões na frente do marcador. Mas o Sobrado não se deu por vencido e ao minuto 81, Hugo que acabara de entrar, marcou o último golo da partida, fixando o resultado final em 3-3.

Os dois conjuntos apresentaram-se em campo da seguinte forma: Ermesinde 1936: Brandão, André Ribeiro (Edgar, 46), Pedro Castro, Cláudio Lopes, André Rocha (Carlitos, 59), Duarte (Tomás, 59), Romário, Luís Costa, Diogo Cunha, Herdeiro (David, 83) e Titi (Bruno Silva, 59). Treinador Vítor Leal.

Sobrado: Sérgio Carneiro, Costa, Ramalho, Rito, Amaral, Vale (Kiko, 85), Luís Miguel, Diaby, Ricardo Pinto (Hugo, 81), Danny (Tiago, 90+2) e Cláudio Neves. Treinador Jorge Lopes.

PONTO CONQUISTADO EM EIRIZ

Na 26.ª jornada (realizada no dia 10 de março) o Ermesinde 1936 foi até ao concelho de Paços de Ferreira jogar com Águias de Eiriz. E de lá trouxe um ponto na bagagem, fruto de uma igualdade a uma bola. Os golos aconteceram na segunda parte, o primeiro para os ermesindistas, à passagem do minuto 68, por intermédio de Herdeiro, ao passo que em cima dos 90 Leo fez o empate de uma partida onde as equipas alinharam da seguinte forma: Águias de Eiriz: André Couto, Timóteo, Moreira, Bruno Santos, Durães (Fábio, 80), Leo, Vilela, Machado (Fonseca, 56), João Gomes (André, 69), Reguenga e Dani (Lobo, 69). Treinador: Jorge Nogueira.

Ermesinde 1936: Brandão, Marcelo (Herdeiro, 61), Carlitos, Pedro Castro, Cláudio Lopes, Tomás, João Dias (André Rocha, 40), Luís Costa (Romário, 55), Diogo Cunha, Duarte e Titi. Treinador: Vítor Leal.

A ÚNICA VITÓRIA DO MÊS FUTEBOLÍSTICO

foto

O mês futebolístico teve início no dia 3, altura em que os ermesindistas receberam o Lousada num encontro a contar para a 25.ª jornada da Divisão de Elite.

Assistiu-se a uma boa primeira parte, em que o Lousada foi a primeira equipa a chegar com perigo à baliza adversária, mas o Ermesinde 1936 reagiu de pronto e criou algumas boas oportunidades para marcar, mas o intervalo chegou sem golos.

No segundo tempo o clube anfitrião marcou cedo, com uma excelente cabeçada do central Pedro Castro, na sequência de um pontapé de canto. Depois disso o jogo foi bastante intenso, mas muito disputado a meio campo e sem grandes oportunidades de golo. A vitória acabou por ser justa, pela forma como os comandados de Vítor Leal se entregaram ao jogo.

As duas equipas apresentaram-se da seguinte forma: Ermesinde 1936: Brandão, André Ribeiro, Pedro Castro, Cláudio Lopes, André Rocha, Duarte (David, 90+4), Romário, Luís Costa, Diogo Cunha (João Dias, 77), Herdeiro (Tomás, 88) e Titi. Treinador Vítor Leal.

Lousada: Chiquinho, Padeiro, Daniel Silva, Vilaça, Vítor Silva, Nuno Ferreira (Hugo Ribeiro, 74), Luís Branco (Luís Henrique, 85), Rui Pedro (Pedro Luzia, 85), Paul (Carlos Pereira, 46), Rafinha e Silvério. Treinador Bruno Sousa.

ERMESINDE 1936 É O QUARTO CLUBE DA DIVISÃO DE ELITE COM MAIS SEGUIDORES NAS REDES SOCIAIS

Entretanto, também neste mês de março, o Jornal de Notícias publicou um interessante estudo sobre os clubes da Divisão de Elite da AFP com mais seguidores nas redes sociais Facebook e Instagram. Este estudo mostrou que dos 30 clubes – excetuando as equipas B do Gondomar e do Varzim – a competir no escalão maior do futebol distrital, o Ermesinde 1936 é quarto com mais seguidores no somatório das duas referidas redes sociais, com um total de 18.800 seguidores. O clube da nossa terra é apenas superado pelo Leça, que surge no primeiro lugar com 28.400 seguidores, ao qual se segue o Coimbrões, com 23.700 seguidores, e o Avintes, com 22.800 seguidores. Estes números dão ainda para perceber que o Ermesinde 1936 é o clube com mais seguidores da Série 2 da Divisão de Elite, tendo em conta que os três primeiros competem na Série 1 deste escalão. Dos restantes clubes do nosso concelho que participam nesta divisão, o Sobrado aparece em 23.º lugar, com 7800 seguidores, ao passo que o Valonguense surge em 28.º lugar, com 6000 seguidores.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].