Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Local


ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ERMESINDE

«Bom trabalho» de 2023 refletido na aprovação do Relatório e Contas

Fotos MANUEL VALDREZ
Fotos MANUEL VALDREZ
«O ano passado foi de muito bom trabalho, por parte da direção e dos bombeiros, conseguimos coisas boas para a associação, ou seja, para toda a população que nos requisita». Estas foram palavras de José Alves, o presidente da mesa da Assembleia Geral (AG) dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, no rescaldo da aprovação unânime do Relatório e Contas da Direção e do Parecer do Conselho Fiscal (CF) da associação humanitária, e que atestam o bom desempenho dos órgãos sociais desta no ano transato, como foi possível perceber após a apresentação e discussão do documento. Facto ocorrido na última AG Ordinária da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (AHBVE), realizada a 23 de março, no salão nobre desta. O relatório e contas de 2023 foi lido e explicado pelo presidente da direção da associação, Jorge Videira, sendo que a nota mais saliente a reter do documento reside no facto do resultado líquido do período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023 ter sido de 17.296,43 euros, um saldo positivo, algo que nas palavras do presidente da direção já não acontecia «há três ou quatro anos a esta parte».

No relatório apresentado aos associados, podia ler-se como nota introdutória de que «o ano económico de 2023, embora ainda sob o efeito da guerra na Europa, mas com um ligeiro abrandamento nos custos dos materiais e equipamentos, permitiu alavancar a situação económico-financeira da associação, graças ao aumento de receitas, com impacto nos serviços prestados».

foto
Além das contas e do parecer do CF, o documento colocado à disposição dos associados da AHBVE incluiu o relatório operacional, também referente a 2023, relatório este que foi lido pelo Segundo Comandante, Francisco Pereira. E aqui há a destacar alguns dados, desde logo no facto de os Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE) terem mantido no ano passado um volume de serviço acima da média distrital, «sendo, por diversas vezes, o corpo de bombeiros com mais serviço efetuado num universo de 44 corpos de bombeiros voluntários e dois profissionais. Verificamos, através dos dados fornecidos pelo INEM, que somos o 19.º corpo de bombeiros do país que mais serviço de emergência presta à população», podia ler-se. Em termos numéricos, os bombeiros da nossa cidade efetuaram um total de 11.811 serviços em 2023, percorrendo exatamente 298.516 km e despendendo 21.155 horas.

foto
A propósito da atividade dos “Soldados da Paz” ermesindenses, Jorge Videira, mais à frente nesta sessão da AG, daria conta de uma mensagem que havia recebido naquele momento do Comandante dos BVE, Emanuel Santos. Mensagem essa que dava conta de que em metade daquele mesmo dia, ou seja, até cerca das 15H20, altura em que decorria esta AG, os nossos bombeiros já tinham efetuado 20 serviços de emergência pré-hospitalar, três deles fora da sua área de intervenção; dois salvamentos de pessoas; o combate a um incêndio rural; e a resolução de uma fuga de gás. Isto, para além de haver três bombeiros a receber formação em S. Pedro da Cova e outros dois a darem formação numa empresa em Alfena. «Temos neste momento ao serviço para cima de 20 bombeiros, o que num fim-de- semana não é fácil. E eu face a isto e ao comportamento anterior que temos tido, queria propor a esta AG, e fora do âmbito da Ordem de Trabalhos, um voto de louvor aos nossos bombeiros. Porque é de enaltecer o empenho que têm tido, e de destacar o trabalho deles em pouco mais de meio dia de hoje», expressou o presidente da direção, Jorge Videira. Este voto de louvor aos BVE seria não só aprovado por unanimidade como por aclamação dos sócios presentes. Da mesma forma seria aprovado o Relatório e Contas da Direção, tendo esta AG sido concluída com o presidente da mesa, José Alves, a mais uma vez elogiar os resultados obtidos no ano transato: «O trabalho foi exemplar em 2023, e com certeza que o deste ano ainda vai ser melhor», disse.

Por: MB

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].