Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    PROFILAXIA

    É a toma dum medicamento ou a assunção duma atitude tendente a evitar determinada doença. Por exemplo, faz-se a profilaxia do tétano tomando a respetiva vacina. Faz-se a profilaxia de doenças da coluna assumindo posturas corretas. Faz-se a profilaxia da obesidade consumindo apenas os alimentos adequados e fazendo exercício físico. Nem todas as doenças são passíveis de profilaxia, mas devemos tomar todas as atitudes necessárias para as evitar o mais possível.

    PROLAPSO

    Trata-se da queda dum órgão, que assume uma localização não habitual e muitas vezes perigosa para a saúde da pessoa. Por exemplo, o Prolapso Uterino. O útero está seguro no seu lugar através de determinados ligamentos. Se esses ligamentos ficarem fracos, o útero tem tendência a cair e pode mesmo sair pela vagina da senhora. Esta situação é limite e nos países civilizados é praticamente impossível. Mas no caso do exemplo a senhora sente-se desconfortável, referindo um peso no fundo da barriga ou outros sintomas semelhantes. Um simples exame ginecológico faz o diagnóstico. Normalmente os prolapsos só têm cura cirúrgica e tudo volta ao normal.

    PROTEINÚRIA

    É a existência de proteínas na urina. As proteínas são substancias complexas e valiosas sob o ponto de vista biológico. Não devem ser perdidas. Se uma análise de rotina revela que a pessoa está a perder proteínas pela urina, provavelmente sofre duma qualquer doença, muitas vezes renal, que terá de ser tratada. Se a perda de proteína não tiver solução, então a pessoa deve tomar suplementos proteicos receitados pelo seu médico, de acordo com o tipo de proteína perdida, que podem ser várias

    PRÓTESE

    Uma prótese é um postiço que ocupa o lugar e a função dum órgão doente e, por isso, removido. Uma prótese dentária é um dente artificial que se coloca no lugar dum dente que foi extraído. Uma prótese da anca é uma articulação da anca em aço ou titânio que se coloca no lugar da articulação natural, mas não funcionante e que impedia a marcha da pessoa. A prótese valvular cardíaca é uma válvula cardíaca artificial que se coloca no lugar da válvula natural doente e, por isso, não funcionante. Existe um número muito elevado de próteses que se podem colocar numa pessoa para aliviar o seu sofrimento e permitir-se uma vida o mais natural e confortável possível.

    PROTÕES (Bomba de)

    Este termo veio para o vocabulário habitual por causa de determinado tipo de medicamento para o estômago. Estes medicamentos são muitas vezes referidos como ”protetores do estômago” e são muitas vezes mal utilizados. O seu nome é “Medicamento Inibidor da Bomba de Protões” e servem para diminuir a secreção de ácido pelo estômago. Um pouco de química: o estômago tem um interior muito ácido e esta acidez é necessária para a correta digestão dos alimentos. Pelo que só deve ser alterada se for mesmo necessário. O ácido do estômago é o ácido clorídrico que tem a fórmula química HCl, ou seja, é formado por um átomo de Hidrogénio e um átomo de Cloro. Para efeito da formação do ácido clorídrico pelo estômago é necessário que este segregue o átomo de hidrogénio que, para tanto, reveste a forma dum protão. Para os mais curiosos: esta secreção realiza-se contra o gradiente osmótico, pelo que são necessárias proteínas transportadoras e energia. Há medicamentos que combatem a acidez do estômago através do bloqueio deste mecanismo – Bloqueadores da Bomba de Protões.

    PRURIDO

    Trata-se do termo médico para a conhecida comichão. A seguir à dor, o prurido é o sintoma mais incomodativo que uma pessoa pode sofrer, pelo que perante uma doença que provoque prurido, a primeira medida a tomar é anular o prurido. Isto é muito mais importante se o prurido ocorrer numa criança. Há muitas situações médicas que podem levar ao prurido, por vezes insuportável: infestações de parasitas da pele, como a sarna, os piolhos, etc., alergia, eczema, etc. Existe uma forma de prurido de que não se consegue descobrir a causa. Trata-se do prurido idiopático. Em todas estas circunstâncias há libertação de histamina na pele, que provoca o sintoma. O tratamento é feito através de medicamentos anti-histamínicos e, por vezes, corticoides.

    PSA

    É o acrónimo da expressão inglesa Prostate Specific Antigen ou, em português, Antigénio Específico da Próstata. A Próstata é um órgão que faz parte do Sistema Reprodutor Masculino e está sujeita, com muita frequência, a neoplasia. A neoplasia da Próstata é silenciosa até um estádio muito avançado e o tratamento é cirúrgico – remoção da Próstata – que pode provocar muitos problemas, como incontinência urinária ou impotência. Felizmente para os homens há uma análise ao sangue que pode detetar estádios muito iniciais da doença. É o doseamento do PSA que, a partir dos 40 anos de idade, é obrigatório em qualquer estudo analítico.

    PSICOSE

    Doença psiquiátrica na qual, entre outras, envolve o delírio – crença anómala que evolui contra todo o raciocínio e a lógica – e a perceção anómala de qualquer coisa inexistente – alucinação, por exemplo. Trata-se duma doença com alguma gravidade e normalmente é necessário o auxílio de médico especialista - Psiquiatra.

    PSICOSSOMÁTICO (Sintoma)

    Trata-se dum sofrimento ou mal-estar dum órgão sem que seja possível encontrar alguma doença relacionada com o órgão, e normalmente é motivado por distúrbios de ansiedade ou depressão. É preciso ter muita cautela com o diagnóstico de sintoma psicossomático, para não se cair no erro de considerar psicossomático um sintoma relacionado com a verdadeira doença. Os doentes com este tipo de sintomas costumam consultar vários médicos e realizar exames sem fim e quase sempre repetidos e quase sempre recusam a ideia de que o seu mal-estar não corresponde a nenhuma doença física, mas sim uma errada perceção motivada por distúrbio de ansiedade, delírio ou depressão. O tratamento, a ser aceite pelo doente, tem por base o tratamento do distúrbio psiquiátrico que está na base deste mal-estar – ansiolíticos, antidepressivos ou outros.

    foto

    PSORÍASE

    Doença inflamatória da pele, crónica, não contagiosa, com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].