Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2023

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Assim foi a VI Semana Académica da Universidade Sénior de Ermesinde

    A Agorárte levou a efeito, no início de mais um ano letivo (2023-2024) a VI Semana Académica da USE, sem dúvida, a sua valência mais importante. O evento decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, nos dias 11, 12 e 13 de outubro. O programa deste ano procurou juntar uma parte cultural à parte recreativa e o resultado parece ter sido do agrado geral.

    PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE E O VEREADOR DA EDUCAÇÃO DA CÂMARA DE VALONGO, ORLANDO RODRIGUES
    PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE E O VEREADOR DA EDUCAÇÃO DA CÂMARA DE VALONGO, ORLANDO RODRIGUES
    DIA 11 DE OUTUBRO

    A abertura da VI Semana Académica foi feita pelo presidente da Direção da Agorárte, Manuel Dias, que desejou as boas-vindas a todos, e lembrou, principalmente aos estudantes caloiros, a história e os objetivos da USE, que conta já com mais de 170 estudantes e mais de 30 disciplinas e de outros tantos professores, que trabalham em regime de voluntariado.

    Interveio também, e em representação do presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, o vereador com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Orlando Rodrigues, que se congratulou com o notável trabalho social e cultural da USE, que tem sido, e continuará a ser, apoiada pela Câmara Municipal. O Auditório estava cheio, sendo de destacar a presença de representantes de algumas associações, designadamente do presidente da Direção da AACE, Constantino Moreira (que auxiliou a concretização deste evento), e de membros da Direção de algumas universidades seniores, nomeadamente da de Valongo.

    O CONFERENCISTA CORONEL ANTÓNIO PENA APÓS A SUA ALOCUÇÃO
    O CONFERENCISTA CORONEL ANTÓNIO PENA APÓS A SUA ALOCUÇÃO
    E o programa, propriamente dito, começou com a interessante conferência do Coronel Doutor António Pena, intitulada “Envelhecimento Ativo”. O ilustre palestrante, vindo propositadamente de Lisboa, já é bem conhecido do público ermesindense, pois colaborou neste jornal ao longo de 3 anos, com temas muito atuais, defendendo pontos de vista bastante modernos e revolucionários até, em matéria social, militar, comunicacional, cultural e religiosa. A sua intervenção na VI Semana Académica, evidenciando grande vitalidade e energia para quem tem 87 anos, nunca perdeu de vista o tema da sua comunicação, e permitiu abordar os seguintes aspetos: atividades físicas, culturais e sociais, envolvidas em saúde e alimentação; o “eu” e o “outro”, acompanhados de beleza e de humor sorridente; valorização do prazer sexual; contribuição da espiritualidade na melhoria da Qualidade de Vida; dispor de conforto material; aspetos de consciência; aprendizagem ao longo de toda vida.

    Durante o resto da tarde, os presentes puderam assistir à exibição do grupo de cavaquinhos convidado, “A Malta da Farra”, onde se destaca o professor da USE, António Barbosa, que interpretou bonitos trechos musicais, de cariz popular, bastante aplaudidos e acompanhados pela plateia.

    GRUPO DE DANÇAS TRADICIONAIS DA USE
    GRUPO DE DANÇAS TRADICIONAIS DA USE
    O último momento do programa proporcionou a atuação, sempre desejada, do Grupo de Danças Tradicionais da USE, dirigido pela dupla docente Adélia Guedes e António Peixoto. Nesta tarde dançaram as seguintes modas: “Oh que lindo Par eu levo”, “Escote”, “Tamanquinha”, “Lira”, “Caninha verde”, “Besbiana” e “Sericoté”.

    DIA 12 DE OUTUBRO

    ILDA PINHEIRO FALA DE IDADISMO
    ILDA PINHEIRO FALA DE IDADISMO
    O 2.º dia da VI Semana Académica da USE decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde contando, entre a assistência, com alguns utentes do Lar de Santo António.

    De acordo com o Programa, a tarde iniciou-se com um agradável momento de poesia, teatro e música pelo grupo ÁgoraTeatro, dirigido pela Professora Benvinda Moreira e com a colaboração dos alunos da disciplina. Foram declamados vários poemas de ilustres poetas portugueses e não só, um era da autoria de um aluno do grupo, Arlindo Ramalho; e houve também canções.

    Seguiu-se a Conferência sobre “Idadismo” dada pela Professora de Sociedade e Cidadania, Ilda Pinheiro, que foi seguida com muita atenção pela plateia. A docente falou dos vários estereótipos que grassam na sociedade portuguesa, e não só, por causa da idade, do género, da raça, da religião e da nacionalidade. Mas neste caso, pormenorizou a questão da idade, quando os mais velhos são praticamente um quarto da população total do país. Temos, pois, que respeitar todas as pessoas independentemente da idade e temos de assumir a nossa idade, em cada momento, sem qualquer tipo de preconceito.

    O GRUPO ADUFEIRAS DE ERMESINDE
    O GRUPO ADUFEIRAS DE ERMESINDE
    O programa do dia prosseguiu com o grupo das Adufeiras de Ermesinde, dirigidas pelo Dr. Manuel Friães, que, apesar de estar reduzido no seu número habitual de elementos por motivo de doença, continuou a encantar a assistência com os números do seu repertório que apresentou.

    A fadista Helena Valente, que também é aluna da USE, foi a convidada da tarde, bem como os músicos que a acompanharam e que mereceram do público justificado aplauso pela boa atuação e pela sua excelente voz na interpretação de várias canções com que alegrou a plateia que enchia o Auditório.

    O programa terminou com mais um grupo da casa, o “Cante Norte”, que trata muito bem o “Cante Alentejano”, também sob a direção do Dr. Manuel Friães, que é sempre e, justamente, muito aplaudido.

    DIA 13 DE OUTUBRO

    LANÇAMENTO DO LIVRO "DA MAIA NASCEU PORTUGAL"
    LANÇAMENTO DO LIVRO "DA MAIA NASCEU PORTUGAL"
    O último dia começou às 15h, com o lançamento do livro “Da Maia Nasceu Portugal” da autoria de Carlos Magalhães (doutorado em Património pela Universidade do Porto), apresentado pelo presidente da Direção da Agorárte, Manuel Dias, na Sala da Lareira, da Vila Beatriz, que se encontrava lotada. Esta atividade foi desenvolvida em parceria com a Biblioteca Municipal de Valongo, no âmbito dos “Encontros com a Escrita”. O livro, entre muitos aspetos ligados ao contexto histórico da fundação de Portugal, explica a importância da família Maia, nomeadamente de D. Paio Mendes da Maia, Soeiro Mendes da Maia I e II e Gonçalo Mendes da Maia no devir de Portugal, no decurso medievo, sobretudo dos séculos XI e XII, como bem esclareceu o autor que ainda teve oportunidade de autografar alguns exemplares vendidos.

    O programa da VI Semana Académica da USE prosseguiu no Auditório da Junta de Freguesia, com a presença do novo pároco de Ermesinde, Domingos Areais e do novo presidente da Junta da Cidade, Miguel de Oliveira. Ambos usaram da palavra para darem os parabéns à Universidade Sénior e à Agorárte pelo trabalho desenvolvido em prol da sociedade e da cultura ermesindenses.

    HOMENAGEM A ÁLVARO MENDONÇA
    HOMENAGEM A ÁLVARO MENDONÇA
    Seguiu-se a intervenção do grupo “ÁgoraTeatro”, dirigido pela Professora Benvinda Moreira, que apresentou uma dramatização no âmbito do denominado “teatro oprimido”, que tratou de forma muito bem conseguida, o tema do assédio sexual em contexto laboral.

    Seguiu-se a homenagem, a título póstumo, ao saudoso Álvaro Mendonça, um dos fundadores e dirigentes do grupo Ágora e, mais tarde, da Agorárte e da Universidade Sénior de Ermesinde, mostrando a atual Direção a sua gratidão também a este fundador. Manuel Dias apresentou um apontamento biográfico do homenageado e foi entregue à viúva e à filha, que também fez uma intervenção sobre seu pai, uma salva de prata com a inscrição da gratidão da Agorárte.

    PRESIDENTE DA JFE NO USO DA PALAVRA
    PRESIDENTE DA JFE NO USO DA PALAVRA
    O presidente da Direção, leu um diploma de reconhecimento que, na altura, lhe foi apresentado por outro fundador presente, Manuel Valdrez, sócio n.º 1, que já havia sido também homenageado, este ano. Também interveio a Comissão de Alunos da USE para desejar a todos um bom ano letivo.

    A tarde terminou com chave de ouro, que é como quem diz com a atuação do Cantigas d’Ouvido da USE, sob a orientação do Dr. Manuel Friães, que findou a sua exibição com a interpretação do Hino da USE. A terminar o dia mais longo da VI Semana Académica, houve o corte do bolo e um espumante, dando assim, as boas vindas ao novo ano letivo da USE.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].