Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 25-06-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2023

    SECÇÃO: Destaque


    Primeira reunião do “novo” Conselho da Cidade

    MESA QUE PRESIDIU A SESSÃO CONSELHO DA CIDADE
    MESA QUE PRESIDIU A SESSÃO CONSELHO DA CIDADE
    No passado dia 29 de setembro foram convocadas pelo presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, todas as associações e outras agremiações da cidade para uma reunião. Esta é uma nova tentativa da formação de um Conselho da Cidade, já em tempos tentada mas que não foi avante, no que respeita aos seus principais objetivos.

    A primeira reunião do novo ciclo do Conselho da Cidade de Ermesinde decorreu no Auditório da Junta de Freguesia.

    Dezenas de pessoas representando o tecido associativo da cidade marcaram presença no evento. Estiveram igualmente presentes as associações de pais, as escolas, as forças de segurança e entidades religiosas.

    PADRE DOMINGOS AREAIS NO USO DA PALAVRA
    PADRE DOMINGOS AREAIS NO USO DA PALAVRA
    Recorde-se que Conselho da Cidade foi criado em 2007, tendo sido suspenso pela pandemia Covid-19.

    No reativar desta importante iniciativa, registou-se bastante afluência de associações e instituições, o que compôs muito bem o anfiteatro da Junta.

    Este órgão consultivo da cidade pretende criar um espaço de diálogo, partilha e conhecimento na cidade de Ermesinde, que permita à autarquia e às forças vivas da nossa terra uma plataforma de trabalho conjunto em prol da cidade e de todos aqueles que a habitam. Nesse sentido, foi criado pelo presidente da Junta, e na sequência da proposta do presidente dos Magriços de Ermesinde, José Fonseca, um grupo no WhatsApp, que se denomina precisamente “Conselho da Cidade de Ermesinde” e que permite a todos os seus membros, um contacto mais permanente e direto entre todas as instituições da cidade, até, por exemplo, para anunciar eventos.

    No início, tomou a palavra o novo presidente da Junta de Freguesia, que começou por agradecer a presença de todos, logo no dia e à hora de um jogo de futebol como um Benfica-Porto a dar na televisão. Chamando para a mesa o presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, Josué Morais, o representante da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Carvalho, e como secretária Lurdes Ribeiro.

    A INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA AACE, CONSTANTINO MOREIRA
    A INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA AACE, CONSTANTINO MOREIRA
    Reafirmando a intenção da formação de um Conselho da Cidade, em que todos como cidadãos da cidade têm voz, independentemente dos partidos a que pertençam, o presidente da Junta enalteceu a ajuda e a conjugação de sinergias que todos juntos poderemos dar.

    Esta sessão ficou definida como sendo a primeira reunião do Conselho da Cidade de Ermesinde, ficando desde já marcada uma segunda reunião para o próximo dia 24 de novembro, ou seja, na última sexta-feira de mês às 21H00. Ficou também definida uma periodicidade de dois meses entre reuniões.

    ILDA PINHEIRO, INTERVEIO EM NOME DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
    ILDA PINHEIRO, INTERVEIO EM NOME DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
    Presenças que conseguimos identificar nesta reunião de 29 de setembro: padre Domingos Areais, novo pároco da freguesia; Moto Clube “Cavaleiros Boreais”, PSP, Escuteiros de Ermesinde, Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), Escolas das Saibreiras, Associação de País da Escola da Gandra, CDU, CPN, Agrupamento de Escolas de Ermesinde, CENFIM - Núcleo de Ermesinde, ADICE, Casa do Povo de Ermesinde, Centro Social de Ermesinde, PSD, Refood - Núcleo de Ermesinde/Alfena, União Desportiva e Recreativa da Bela, Rotary Club de Ermesinde, Confederação Portuguesa das Coletividades, Associação das Coletividades do Conselho de Valongo, Ermesinde Sport Clube 1936, CDS-PP, Associação de Pais da Escola da Bela, Agorárte/Universidade Sénior de Ermesinde, Magriços de Ermesinde, Associação de Cicloturismo “Pé na Roda”, Associação Centro de Dia, e os “Cabeças no Ar e Pés na Terra”.

    RUI FERNANDES ALMEIDA, PRESIDENTE DA DIREÇÃO DO ERMESINDE 1936
    RUI FERNANDES ALMEIDA, PRESIDENTE DA DIREÇÃO DO ERMESINDE 1936
    .

    Por: Carlos Marques

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].