A Paróquia de S. Lourenço despede-se do seu Pároco
 |
Fotos MANUEL VALDREZ |
Veio para Ermesinde um mês e meio depois do inesperado falecimento do anterior pároco, Cónego António Joaquim da Mota, estávamos em 2005. Dezoito anos depois, 2023, o Cónego João Peixoto celebra a sua última missa vespertina, que é também a Missa de despedida da Comunidade Paroquial que serviu ao longo de 18 anos. Aconteceu ontem, dia 2 de setembro, a partir das 19 horas na Igreja Matriz de S. Lourenço completamente cheia.
 |
Oito sacerdotes (incluindo dois naturais de Ermesinde, José Augusto e Manuel Magalhães, o Reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Bom Despacho e da Mão Poderosa e de Santa Rita, Padre Joaquim Samuel Ribeiro Guedes, padres dos Seminários da Consolata e do Bom Pastor) e os diáconos da Paróquia concelebraram a Eucaristia Festiva com o seu Pároco. Estiveram presentes acólitos provenientes dos vários centros pastorais desta Paróquia (Santa Rita e Bom Pastor), muitos jovens que estiveram em Lisboa nas Jornadas Mundiais da Juventude, grande parte do Executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde, representantes de algumas associações coletividades de Ermesinde e, sobretudo, muitos paroquianos que quiseram agradecer ao seu pároco, estes quase 20 anos de serviço prestado à grande comunidade católica da freguesia.
 |
Na homilia, João Peixoto pegando na liturgia deste domingo, nomeadamente na Epístola de S. Paulo aos Romanos, transmitiu uma mensagem de esperança, de amor e fraternidade entre todos os Homens, que devem buscar a felicidade e não o sofrimento, mas ao mesmo tempo o Homem não deve conformar-se com este mundo, deve lutar sempre por melhorar, fazendo referência explícita ao novo Presidente da Junta de Freguesia, que teve neste evento o seu primeiro ato público. No momento de agradecer em nome da freguesia ao Pároco que agora nos deixa, Miguel de Oliveira disse que a melhor forma de o fazer é apresentar esta Igreja completamente cheia no momento de se despedir do seu Pastor.
Foram várias as ofertas que foram feitas ao Cónego João Peixoto, por jovens, pelo povo, pela comunidade paroquial e pela Junta de Freguesia. Na próxima edição em papel daremos mais pormenores.
Por:
Manuel Augusto Dias
|