PAINEL PARTIDÁRIO
PSD pede esclarecimentos sobre futuro da Junta de Freguesia de Ermesinde
O Partido Social Democrata (PSD) Valongo expressa a sua preocupação perante a renúncia inesperada à presidência da Junta de Freguesia de Ermesinde por parte do presidente João Morgado. Esta decisão pode comprometer, ainda mais, a estabilidade e o progresso da Freguesia de Ermesinde. João Morgado assumiu a liderança da Junta de Freguesia de Ermesinde assumindo um compromisso com o desenvolvimento local, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a promoção de um ambiente inclusivo e participativo. Compromisso esse que se encontra por cumprir.
No momento da renúncia ao cargo, o PSD agradece o empenho pessoal de João Morgado e deseja felicidades na sua vida pessoal. No entanto, a decisão abrupta de renúncia ao cargo antes do término do mandato, assim como a renúncia, na passada semana, da segunda eleita na lista do executivo, leva o PSD a questionar o real motivo por trás desta ação.
A renúncia repentina do presidente da Junta tem como consequência que passe a ocupar esta posição Miguel Oliveira, até agora número 3 do executivo. O facto de a posição de presidente da Junta ser assumida por uma pessoa que não foi candidata ao cargo, não tendo por isso sido escolhida pela população e podendo não estar preparada para o exercício das funções, mina a confiança que os eleitores depositaram no processo democrático.
A democracia exige responsabilidade e transparência por parte dos seus representantes, e é imperativo que todas as partes envolvidas sejam ouvidas e informadas adequadamente, nomeadamente em sede de assembleia de Freguesia, pois o exercício democrático não pode corresponder apenas a uma mera “dança das cadeiras”.
A Comissão Política Concelhia do PSD e o Núcleo de Ermesinde reafirmam o seu compromisso contínuo com a Freguesia de Ermesinde e os seus cidadãos. O PSD continuará a trabalhar para apresentar uma alternativa política à freguesia, que se encontra esquecida pela CM Valongo e secundarizada pela própria Junta, mais preocupada em gerir politicamente as ambições de uns e outros do que em melhorar as condições de vida da população, que diariamente se degradam, seja ao nível da limpeza urbana, da mobilidade, da ação social ou das atividades de cultura e apoio.
Pela Comissão Política de Secção do PSD
O presidente,
Hélio Rebelo
|