Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    Apoio Psicológico: Um Aliado contra a Depressão

    A ansiedade é uma característica natural da vida humana. Contudo, por vezes, organiza-se de modo patológico, afetando de forma acentuada, incapacitante e negativa o indivíduo.

    A maioria das pessoas já experienciou uma certa quantidade de ansiedade, preocupação ou medo em diversos contextos ou mudanças na sua vida, como antes de um exame importante ou o primeiro dia de um novo emprego. Trata-se de uma caraterística normal e natural da vida dos indivíduos e tem um valor adaptativo.

    Nas situações percecionadas como ameaça ou perigo, há uma estimulação do sistema nervoso que prepara o organismo para responder adequadamente a essa ameaça, ou seja, potencial fuga ou luta. Este mecanismo adaptativo é normal e útil.

    No entanto, quando a preocupação e ansiedade são persistentes e interferem negativamente com a vida quotidiana, estamos perante uma Perturbação de Ansiedade. As Perturbações de Ansiedade diferenciam-se do medo ou da ansiedade adaptativa quando são excessivas ou persistem por longos períodos (geralmente durante 6 meses ou mais).

    foto
    As Perturbações de Ansiedade estão organizadas em diferentes tipos, mas a mais comum é a Perturbação de Ansiedade Generalizada que é caraterizada por ansiedade e preocupação excessivas (expetativa apreensiva) acerca de diversos eventos, que é desproporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado. Estas preocupações são difíceis de controlar e interferem de forma significativa no funcionamento psicossocial.

    Os indivíduos com Perturbação de Ansiedade Generalizada relatam sofrimento subjetivo devido à preocupação constante e prejuízo nas áreas sociais, profissionais ou outras áreas importantes da sua vida. A ansiedade é muitas vezes acompanhada por sintomas físicos, como inquietação ou sensação de nervosismo, fadiga e cansaço, dificuldade em concentrar, irritabilidade, tensão muscular, boca seca, dificuldade de deglutir, desconforto abdominal, náuseas, taquicardia, palpitações, cefaleia, perturbação do sono ou apetite.

    O diagnóstico baseia-se na

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Joana Lopes*

    *Psicóloga da Casa do Povo de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].