Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2023

    SECÇÃO: Local


    Divulgados os vencedores da 10.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Realizou-se no passado dia 8 de julho a Gala Final da 10.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV), a qual teve lugar no Auditório António Macedo, na sede do concelho. Gala esta onde foram divulgados os 22 projetos vencedores. Presente na cerimónia final esteve o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que começaria por salientar que «mo OPJV, o mais importante não é o valor do projeto é o processo. Queremos estimular as capacidades cívicas e valorizar a dimensão participativa na vida da comunidade. Somos mais fortes, fazemos cimento social se desenvolvermos o diálogo entre diferentes gerações». Recordaria ainda que nas nove edições anteriores do OPJV foram investidos 1 020 000 euros, estando concretizados e/ ou em implementação 97 projetos. «O sucesso desta iniciativa resulta da execução a 100% dos projetos vencedores», sublinhou o autarca.

    E nesta 10.ª edição foram disponibilizados 250.000 euros, tendo sido recebidas 178 propostas. Foram admitidos a votação os 53 projetos que cumpriram os requisitos para serem executáveis. Inscreveram-se 3359 eleitores e eleitoras, que com 13436 votos (1 voto por cada categoria) elegeram os 22 projetos vencedores.

    foto
    Assim, na categoria Extra Escolar saíram vitoriosos os seguintes projetos: “A pedra preta de Campo”- realização de uma peça de teatro sobre a lousa valorizando a sua história, envolvendo a comunidade jovem (826 votos); “Colónia de gatos” - Criação de colónias de gatos esterilizados (597 votos); “Champions League do concelho de Valongo” - realização de um torneio de futsal (574 votos); “Academia de Desporto Adaptado - implementação de Boccia Adaptado mediante disponibilidade dos espaços desportivos do Concelho (466 votos); “Futuro da tecnologia” - criação de um espaço com equipamentos tecnológicos para os/as jovens usufruírem gratuitamente (252 votos); “Ginásio ao livre” - Parque de ginástica ao ar livre no Parque da Cidade de Valongo (202 votos); e “Paint Vallis” - atividade de paintball gratuita para jovens do concelho (164 votos).

    Já na categoria Escolar os sete projetos vencedores foram os seguintes: “Educação facilitada” - aquisição de computadores portáteis para a EB 2,3 São Lourenço (431 votos); “Programas de Melhoramento Escolar” - aquisição de equipamentos de som e outros para a Escola Secundária de Ermesinde (378 votos); “Painéis Interativos” - aquisição de painéis interativos para a EB 2,3 São Lourenço (360 votos); “Bem sentar para bem aprender” - aquisição de cadeiras de laboratório para a Escola Secundária de Alfena (302 votos); “A correr e a saltar um campo Futebol vamos ganhar!!!” - implementação de um campo de futebol na Escola Básica da Retorta (300 votos); “Instrumentos OrFF” - aquisição de instrumentos musicais para as Escolas Básicas do 1º ciclo de Campo (289 votos); e (O)portunidades (P)ara (J)ogar e (V)encer - aquisição de materiais variados e realização de atividades para a Escola Secundária de Alfena (282 votos).

    foto
    Na categoria Verde foram cinco os seguintes projetos vencedores: “Sobre Rodas” - aquisição de bicicletas elétricas para os/as jovens de Campo (914 votos); “Green School” - implementação de painéis foto voltaicos na Escola Secundária de Ermesinde (665 votos); “BioGeoAlfena NaturaLAB” - aquisição de materiais para o Clube de Observação de Biodiversidade e Geodiversidade da Escola Secundária de Alfena (609 votos); “Caminhadas ambientais” - realização de eventos para a recolha de lixo e limpeza dos espaços mais necessitados do concelho (302 votos); e “Reciclar melhor que este não há” - implementação de palestras e oficinas sobre reciclagem nos espaços do concelho (218 votos).

    Por fim, na categoria Gerações os três projetos vencedores foram: “Clube Intergeracional” - criação de um clube, com jovens alunos/as de Informática, que ajudarão seniores a desenvolver as suas competências digitais (1972 votos); “Oficina Gerações” - disponibilização de um serviço gratuito de reparação de equipamentos domésticos, realizada por jovens e seniores (964 votos); e “Tradições em Páginas” - criação de um livro que retrate as tradições dos jogos tradicionais contadas por jovens e seniores do concelho (423 votos).

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].