Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2023

    SECÇÃO: Local


    Concluídas obras de requalificação da Escola Básica Vallis Longus

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    A Câmara de Valongo deu conta a 18 de julho último de que estão concluídas as obras de requalificação integral da Escola Básica Vallis Longus (Valongo), «que há muito reivindicava mais condições para este estabelecimento de ensino que conta com cerca de 1.000 alunos, do 5.º ao 9.º ano».

    «Este é um dia muito feliz, pois ao fim de muitos anos conseguimos finalmente dar uma nova dignidade à Escola Vallis Longus. Conseguimos realizar estas obras tão necessárias, sempre em estreita articulação com a comunidade escolar designadamente com a Direção do Agrupamento. Finalmente, começa a ser corrigida uma injustiça que já se arrastava há demasiados anos, pois Valongo foi o único concelho da Área Metropolitana do Porto, cujas escolas da responsabilidade do Governo nunca foram intervencionadas pela Parque Escolar», salientou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que acompanhou o auto de receção da empreitada.

    De acordo com a autarquia a empreitada incluiu a renovação de todos os edifícios escolares e envolvente exterior, com melhoria das suas funcionalidades, eficiência térmica e acessibilidades. Foram requalificados os blocos de salas de aula A e C; o bloco B além de requalificado foi também ampliado, permitindo a retirada definitiva dos contentores que funcionavam há muitos anos como sala de aula. Foi também construída uma nova portaria com acessos para pessoas com mobilidade condicionada e requalificado o edifício administrativo tendo sido retirado o revestimento de fibrocimento na sua cobertura e na envolvente exterior. Foi ainda intervencionado o Pavilhão Gimnodesportivo, tendo sido totalmente reconstruídos os balneários e espaços de apoio.

    foto
    «No total, as obras custaram 4.525.923,28 euros, sendo cofinanciadas por fundos comunitários e também por verbas transferidas pelo Ministério da Educação. Para que fosse possível realizar a requalificação integral de uma só vez, o Município de Valongo além do financiamento de 7,5% da contrapartida nacional atribuiu mais 500 mil euros do orçamento municipal», informou a câmara.

    José Manuel Ribeiro recordou que também teve de ser o Município de Valongo a assumir as empreitadas de requalificação da Escola Secundária de Ermesinde e da Escola Secundária de Valongo, referindo que «no âmbito do processo de descentralização, o parque escolar do concelho foi incluído no mapeamento de investimentos prioritários e as obras vão ser financiadas a 100% pelo Governo».

    «Estamos gratos ao atual Governo por este investimento nas escolas, que não sendo ainda suficiente permite dar já um grande salto qualitativo na Educação dos nossos jovens!», refere o autarca, salientando que «esta obra acabou de vez com o fibrocimento nas escolas do concelho de Valongo».

    foto
    «Com esta obra na Vallis Longus poderemos garantir que não há amianto em nenhuma das nossas escolas, desde os jardins de infância às secundárias. Neste ciclo governativo, substituímos todas as coberturas de fibrocimento das nossas escolas, tenham ou não amianto, inclusive naquelas que até há bem pouco tempo não eram da nossa responsabilidade direta. Conseguimos resolver problemas que se arrastaram por mais de 20 anos», frisou José Manuel Ribeiro.

    «Tomámos a dianteira logo em 2014, com a substituição da cobertura da Escola das Saibreiras, em Ermesinde, e ao longo dos últimos anos fomos investindo largos milhões de euros em obras de requalificação no nosso parque escolar, permitindo a retirada do fibrocimento nas escolas EB1 do Lombelho, de Cabeda e da Codiceira (em Alfena); da Retorta, de Balselhas e da Azenha (em Campo) e do Calvário, do Susão e da Boavista (em Valongo)», lembrou o autarca, notando que todo este investimento nas escolas básicas do primeiro ciclo foi feito exclusivamente pelo município.

    foto

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].