Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2023

    SECÇÃO: Destaque


    Mais de 150 jovens da paróquia de Ermesinde na Jornada Mundial da Juventude

    Fotos PARÓQUIA DE ERMESINDE
    Fotos PARÓQUIA DE ERMESINDE
    Lisboa acolhe entre 1 e 6 de agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Este evento à escala planetária traz à capital do nosso país milhares de jovens de todo o Mundo. A paróquia de Ermesinde também irá marcar presença neste importante acontecimento mundial da igreja católica, e em Lisboa estarão mais de 150 jovens da nossa paróquia. Nas palavras do cónego João Peixoto, «como não podia deixar de ser, Ermesinde participa neste acontecimento planetário, e justamente». O (ainda) pároco da nossa cidade explicou que «durante mais de dois anos, fez-se caminho de preparação. O nosso “Comité Organizador Paroquial”, liderado por Jorge Costa, Filipa Almeida e Filipa Azevedo, teve a arte e o engenho de desinstalar mais de duas centenas de adolescentes e jovens para corresponder à convocatória universal do Papa Francisco. Foram múltiplas as atividades, quer de formação espiritual, quer de convívio e recreio, quer de angariação de fundos para mitigar os custos da participação. Agora chegou a hora da verdade».

    foto
    O padre João Peixoto informou que em Lisboa estão já seis voluntários da nossa paróquia no âmbito da JMJ, sendo que amanhã (1 de agosto), partirão mais 127 jovens (seriam 128 mas uma apendicite impede um deles de viajar) e nos dias seguintes irão mais 22. «Isto só para falar nos que estão inscritos no grupo paroquial “Ermesinde Vai”. No total serão 156... Sem contar com os que vão a título individual, porque têm alojamento de familiares ou amigos na capital e dispensaram a organização paroquial», deu nota o nosso pároco.

    foto
    O cónego João Peixoto explicou ainda que «as Jornadas foram precedidas pela semana das Dioceses e, nestes dias, foi grande o vai-e-vem entre Ermesinde e o Porto. Em Ermesinde recebemos em famílias de acolhimento um grupo de jovens da República Checa. Foi uma verdadeira experiência de fraternidade sem fronteiras, um novo Pentecostes, em que a diferença das línguas não foi impedimento à comunhão. Os jovens visitantes foram recebidos em Valongo na Câmara Municipal e tiveram oportunidade de conhecer algum do nosso património cultural. Em Ermesinde estiveram no Colégio de Santa Joana, na Igreja de Santa Rita, na Igreja do Coração de Jesus das Irmãs do Bom Pastor e, naturalmente, na Igreja Matriz. Foi nesta que neste último domingo de julho (dia 30) receberam a bênção do envio juntamente com os jovens de Ermesinde, numa Eucaristia muito festiva e participada.

    Agora é a hora de viverem uma experiência única de encontro: com jovens de todo o Mundo, com o Papa Francisco que tem uma mensagem forte para lhes (nos) transmitir e com o próprio Jesus Cristo Ressuscitado que prometeu estar presente onde 2 ou 3 se reunirem em seu nome».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].