Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2023

    SECÇÃO: Literatura


    foto
    LER É O MELHOR REMÉDIO (6)

    “Roteiro afetivo de palavras perdidas”

    O ÚLTIMO LIVRO ESCRITO POR ANTÓNIO MEGA FERREIRA. PUBLICAÇÃO DA EDITORA TINTA DA CHINA.
    O ÚLTIMO LIVRO ESCRITO POR ANTÓNIO MEGA FERREIRA. PUBLICAÇÃO DA EDITORA TINTA DA CHINA.
    António Mega Ferreira (1949-2022) é o autor do livro deste trimestre. Confesso que é o primeiro contacto literário que tive com a sua escrita e que o conhecia mais pelas facetas de jornalista e gestor cultural (foi comissário executivo da Expo’98) do que propriamente de escritor. No entanto, adianto desde já que esta leitura me empolgou para descobrir mais do seu universo literário.

    Apesar de ser um “roteiro afetivo de palavras perdidas”, nem todas estão efetivamente perdidas, mesmo para quem, como eu, só viveu dois anos no século XX. É o caso de vocábulos como acanhamento, atenazar, carestia (tão atual), despautério, judiarias ou poeta, esta última que, sendo de uso corrente, é aproveitada pelo autor para contar uma curiosa história. No entanto, outros aprendi de novo, de tal forma que agora posso queixar-me dos cartapácios pelos quais tive de estudar na faculdade ou sonhar com a compra de um espada. Da mesma maneira, posso também partilhar a surpresa da palavra espampanante possivelmente derivar do nome de uma artista de circo italiana do século XIX ou aderir ao exercício etimológico do autor e pensar que galheta possa ter tido origem num biscoito de sobremesa francês (“galette”), o que afinal não é assim tão descabido, considerando a coloquial “bolachada”...

    Neste livro, muito mais do que definições, a propósito de cada palavra ora são afloradas memórias ora introduzidos comentários sobre os mais variados assuntos, desde literatura ou cinema aos hábitos e mutações que o autor observa na sociedade. É, de facto,

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Para críticas e sugestões:

    [email protected]

    Por: Eduardo Tavares

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].