Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-05-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    Hipertensão arterial...sabe o que é?

    Nas edições anteriores falámos sobre dislipidemia e diabetes...desta vez abordamos outra das patologias com um papel central nas doenças cardiovasculares: a hipertensão arterial.

    A hipertensão arterial (HTA) é uma doença em que ocorre, de forma persistente, uma pressão excessiva do sangue nas paredes das artérias durante a sua circulação, ou seja, a pressão exercida nos vasos é superior à necessária para que o sangue circule normalmente.

    Este aumento de pressão pode ter várias causas, podendo dividir-se a HTA em dois grandes grupos:

    Primária ou essencial

    É a mais frequente (cerca de 90-95% dos casos) e não é conhecida a causa. Contudo, sabe-se que alguns fatores podem contribuir para o aumento da pressão arterial como consumo excessivo de sal, excesso de peso/obesidade, envelhecimento, stress, tabagismo, sedentarismo, entre outros.

    Secundária

    Neste tipo de hipertensão a causa é identificável e a intervenção é dirigida. Doenças do rim ou da tiroide e síndrome da apneia obstrutiva do sono são algumas das patologias que podem estar relacionadas com hipertensão secundária.

    O diagnóstico é feito através de dois tipos de medições:

    • Pressão arterial sistólica (“máxima”) – surge em primeiro lugar e mede a força com que o coração se contrai e “expulsa” o sangue do seu interior;

    • Pressão arterial diastólica (“mínima”) - o segundo valor e diz respeito à medição da pressão quando o coração relaxa entre cada batimento.

    Na generalidade, consideramos que existe hipertensão quando os valores são superiores a 140/90mmHg em diversas medições, em momentos distintos. Estes valores podem variar conforme a idade e doenças de cada indivíduo.

    O diagnóstico é realizado através dos valores objetivados, uma vez que, na grande maioria dos casos, a HTA é uma doença que não provoca sintomas. Na verdade, estima-se que mais de 40% da população portuguesa sofra desta doença mas uma só uma percentagem muito menor sabe que tem a doença e ainda menos pessoas estão medicadas e controladas. Sabendo-se que a HTA está relacionada com eventos cardiovasculares como o enfarte ou o AVC, mas que também pode provocar graves problemas a nível renal e insuficiência cardíaca, pelo que facilmente se compreende a possível gravidade e a importância que esta doença tem na sociedade atual.

    Assim, é importante que todos meçam a sua pressão arterial com alguma regularidade, sendo que as pessoas mais velhas e com outras patologias devem estar particularmente atentas.

    Para fazer a medição, devem seguir-se algumas indicações:

    foto
    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    *Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos

    *Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Darque - Unidade Local de Saúde do Alto Minho

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].