Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    OBSTIPAÇÃO

    É a vulgar “Prisão de Ventre”. A defecação (evacuação ou emissão de fezes) é um ato fisiológico fundamental. Nem tudo o que comemos pode ser aproveitado pelo organismo e o que sobra tem de ser excretado. Caso contrário os intestinos da pessoa ficariam atulhados de fezes. Cada pessoa tem o seu padrão próprio de defecação. O conceito de “evacuar todos os dias” não é correto. Há pessoas que evacuam todos os dias. Outras 2 vezes por dia. Outras ainda 3 vezes por semana. O importante é que a pessoa emita fezes não duras. Pelo que o termo “Obstipação” deva andar mais ligado à consistência dura das fezes do que o padrão de evacuação. A verdadeira obstipação pode causar problemas sérios, nomeadamente hemorroidas (ver acima). Existem muitos produtos para se tratar a obstipação, mas a obstipação frequente deve levar a pessoa a uma consulta médica.

    ODINOFAGIA (ou Odinalgia)

    Trata-se da vulgar dor de garganta. Na maior parte dos casos trata-se duma doença vírica que afeta a parte posterior da boca e causa grande desconforto, pois a pessoa tem dificuldade em engolir seja o que for. Pode tratar-se duma doença bacteriana, exigindo tratamento com antibiótico. E pode ser causada por outras doenças, nomeadamente malignas. Toda a odinofagia que dure mais de dois dias, ou que impeça a pessoa de engolir, deve ser observada por um médico. O tratamento pode implicar a toma de corticoides.

    OLFATO

    É o sentido do “cheiro” e reside no nariz. Ao contrário do que normalmente se julga, é o responsável pelo sabor dos alimentos. O sentido do paladar, que reside na língua, só deteta quatro “sabores”: doce, salgado, amargo e ácido. Presentemente alguns autores pretendem alargar o leque dos sabores básicos para 8, dos quais se salienta o “picante”. Todos podemos fazer a seguinte experiência: tentar saborear um alimento com o nariz tapado. Não sabe a nada. Por curiosidade: este sentido está muito desenvolvido no recém-nascido e é através do olfato que ele localiza o mamilo da mãe. O Ser Humano nasce com o conhecimento inato (genético) do cheiro do leite. Nos últimos tempos tem-se falado muito do olfato, pois a sua perda é um dos sintomas associados à doença Covid-19.

    OLIGÚRIA

    É a diminuição da quantidade de urina excretada durante o dia. Todos temos a noção de que urinamos várias vezes ao dia. O padrão habitual é 4 a 6 vezes por dia. Se de repente começamos a urinar menos vezes e, principalmente, se isso se verificar durante vários dias consecutivos, temos de ser avaliados com algum grau de urgência. Há muitas causas da oligúria, desde a baixa da ingestão de água até às doenças renais. O exame médico, no mínimo, implica algumas análises ao sangue e à urina, nomeadamente as análises que estudam a função renal.

    ÓMEGA-3 (gorduras)

    Nem todas as gorduras são más. Dentro das gorduras “boas” estão as gorduras ricas em ómegas-3. Não se pretende entrar na caraterização química destas substâncias, mas dir-se-á que muitas delas são consideradas essenciais numa dieta equilibrada. Abundam no mercado produtos “ricos em ómega-3” para uma variedade de objetivos, nomeadamente para o bom desempenho cerebral. Está por provar o real benefício destas substâncias, mas mal não fazem. Estes produtos são derivados da gordura de peixe, nomeadamente do óleo de fígado de bacalhau. Quem toma alguns destes produtos já notou que se o tomar em jejum, ao fim de algum tempo sente na boca um sabor a peixe. As fontes naturais de ómega-3 são, além do peixe, as sementes de linhaça, de canola, soja e chia, entre outras.

    foto

    OMS

    Iniciais de Organização Mundial de Saúde. A OMS é um organismo que faz parte da ONU - Organização das Nações Unidas. Foi fundada em 7 de abril de 1948 e tem como objetivo desenvolver, ao máximo possível, o nível de saúde de todos os povos. A OMS entende que a saúde é um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade». Desde 2017 que o Diretor Geral da OMS é o etíope Tedros Adhanom. É constituída por 193 Estados-Membros e tem sede em Genebra, Suíça. As suas decisões não são vinculativas (não têm força de Lei), mas os Estados-Membros costumam acatá-las. O seu estandarte tem o fundo azul semelhante ao estandarte da ONU, mas sobre o globo apresenta o bordão de Asclépio, símbolo universal da Medicina.

    OPIÁCEOS

    Opiáceo vem de ópio, que é a secreção do fruto da papoila dormideira. Desse suco podem obter-se vários

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Carcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].